Ford Escort do Team Palma vai a leilão em Goodwood

30/08/2017

Este exemplar tem um excelente palmarés, com António Peixinho, Francisco Santos e Domingos Sá Nogueira e vai à praça no dia 9 de Setembro, em Goodwood.

Actualmente recuperou a decoração da sua prova de estreia, no Grande Prémio do ACP, no Circuito da Granja do Marquês, em Junho de 1969.

O Team Palma recebeu dois Escort Twin Cam preparados pela Willment Racing, para a temporada de 1969. Com matrículas sequenciais, um foi entregue a Ernesto Neves (IB-90-99) e o outro a António Peixinho (IB-91-00).

Pequenos pormenores distinguiam os dois Escort, pintados com a mesma combinação de azul e branco na carroçaria.
O de António Peixinho tinha a grelha e a faixa no pára-brisas em amarelo, para além do nome do piloto atrás, no local da matrícula. O de Ernesto Neves tinha a grelha e a faixa em branco, com o nome à frente.

A sua estreia foi no dia um de Junho de 1969, no GP do ACP. José Lampreia, no BMW 2002 Alpina, fez a pole position, com Peixinho e “Néné” nos restantes lugares da primeira fila. Lampreia mostrou que o BMW seria o principal candidato à vitória no campeonato nacional de velocidade, com os Escort a terem bastantes problemas mecânicos ao longo da época.

Peixinho assinou a pole position em Vila Real, mas viria a desistir. O seu melhor resultado do ano seria obtido na última prova que fez com o Escort, em Vila do Conde, onde terminou em segundo lugar.

Em 1970, o IB-91-00 passou a ser utilizado por Francisco Santos em ralis, com alguns bons resultados, incluíndo a vitória à geral no Rali às Antas.
Nos circuitos, destaque para o segundo lugar em Vila Real, que repetiria no ano seguinte.

Em 1971 chegaria o novo Escort 1600 RS (SDK 954J), com o qual Francisco Santos se sagraria campeão nacional de Grupo 2. Teria a ajuda do IB-91-00, que obteve o segundo lugar em Vila Real.

Um ano depois, com Domingos Sá Nogueira ao volante, mas com um motor BDA montado, o IB-91-00 voltaria a surpreender em Vila Real, qualificando-se em quarto lugar. O abandono na corrida ditou o fim da carreira desportiva do IB-91-00 ao mais alto nível.

Em 1976, o Escort surgiu ao volante de alguns eventos com Cunha Guimarães, sendo adquirido em 1977 por João Anjos. Em 1987, passou a pertencer a António Pinto Antunes, que o restaurou com as especificações originais e o utilizou em provas de automóveis históricos, como o Monte Carlo Historique, de 2004.

O proprietário actual, após aturada investigação, devolveu-lhe a decoração da estreia, no circuito da Granja do Marquês.

A leiloeira Bonhams apresenta uma estimativa de 75 a 130 000 euros para este lote, que integra o seu leilão no Goodwood Circuit Revival.

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