Honda EZ90, a scooter futurista dos anos 90

01/06/2022

Produzida de 1990 a 1996, a Honda EZ90, também conhecida por Cub EZ90, por pertencer à família das Honda Cub, apresentava um design bastante futurista, coadjuvado com a suspensão traseira de braço oscilante, com o objectivo de atrair clientes mais jovens que gostavam de actividades ao ar livre. O seu mercado de eleição era o americano, apesar de não ser legal para circular na via pública em alguns estados.

A Honda EZ90 tinha uma boa ciclística e era fácil de conduzir, devido à sua caixa automática CVT, arranque eléctrico, uma baixa posição de condução de 749 mm de altura do banco e baixo peso. O motor era de um cilindro a dois tempos, refrigerado a ar, carburador Keihin e com injecção automática de óleo, de 90cc de cilindrada, podendo atingir uma velocidade máxima de quase 80 km/h.

Presente neste artigo está uma Honda Cub EZ90 de 1994 num excelente estado de conservação, com as cores mais tradicionais, branco e vermelho, e o logotipo da Elf. A moto faz-se acompanhar pelo seu manual original e ainda pelas ferramentas da marca.

Actualmente é muito raro encontrar à venda uma EZ90, no entanto, este exemplar foi vendido em leilão no passado dia 24 de Abril, através da Bring a Trailer, por nove mil dólares, cerca de 8600 euros.