O circuito com oito quilómetros de Charade, em Clermont Ferrand, que inclui secções de estradas públicas, foi cenário dos Grandes Prémios de França de Fórmula 1 em 1965, 1969, 1970 e 1972. Caiu em desuso devido ao grande número de rochas vulcânicas soltas e à falta de vias de saída para os veículos. A última vez que o circuito foi utilizado na sua totalidade foi em 1988, mas a Jaguar regressou agora a este circuito histórico para comemorar o aniversário do seu encerramento, conseguindo a volta mais rápida dos últimos 30 anos.
Depois de completar a volta mais rápida no circuito de Nürburgring Nordschleife com um veículo de produção em série, o SV Project 8, o piloto Vincent Radermecker tentou a sua volta mais rápida ao volante de uma berlina de produção em série, o XE 300 Sport, com uma rotunda e duas saídas estreitas que não foram utilizadas no circuito original, Vincent superou a exigente pista em apenas quatro minutos e nove segundos a uma velocidade média de 116 km/h.
Vincent Radermecker referiu: “No ano passado estabeleci o recorde com uma berlina de fabrico em série no circuito de Nürburgring com o SV Project 8 e este novo recorde foi igualmente complicado e difícil. A agilidade, a dinâmica e tracção às quatro rodas do XE 300 Sport ajudaram-me nesta pista complicada. Agora sei porque os pilotos do passado, quando corriam neste circuito, com uma recta com quase 600 metros, diziam que estavam no Nürburgring francês. Foi um privilégio correr nesta ao volante de um Jaguar.”
O XE 300 SPORT com um motor a gasolina Ingenium de 2.0 litros e 300CV é capaz de acelerar dos 0 aos 100km/h em 5.7 segundos. Com 400Nm de binário, Vincent consegui tirar o máximo proveito da manobrabilidade do XE e exprimir todas as suas opções na tortuosa e ondulante pista que serpenteia o vulcão extinto, situado no centro de traçado original.
Com o seu design dinâmico e construção em alumínio, o XE tem a base perfeita para acolher as inultrapassáveis prestações do SV Project 8. Com a agilidade e a resposta da direcção do veículo, o SV Project 8 coloca a sua resposta no nível seguinte devido ao um vasto conjunto de aperfeiçoamentos mecânicos.
Disponível exclusivamente com um motor de 2.0 litros a gasolina Ingenium de 300CV, a versão 300 Sport apresenta pormenores em Dark Satin Grey nas estruturas dos espelhos retrovisores, no spoiler traseiro e no acabamento da grelha dianteira, além dos dísticos 300 Sport na grelha dianteira e na bagageira.
As jantes de 19 ou 20 polegadas com acabamento Dark Satin Grey representam a cereja no topo do bolo, conferindo uma aparência muito especial a esta versão exclusiva, aliadas ao dístico 300 Sport nas pinças dos travões. Para a cor exterior é possível escolher quatro versões diferentes: Yulong White, Indus Silver, Santorini Black ou Caldera Red.
A Jaguar trabalhou intensamente com os proprietários da pista e com as autoridades locais para restabelecer o design original do circuito de Charade e assim realizar uma volta não apta para cardíacos com o 300 Sport. Para tal foi necessário reabrir zonas abandonadas e ligar outras com estradas actuais para redesenhar o traçado original.