Jaguar XK European, o novo restomod da Thornley Kelham

10/05/2022

Após vários anos a criar restomods com base no Lancia Aurelia, a empresa britânica Thornley Kelham apresenta agora uma nova criação com base no Jaguar XK original.

O exemplar que serviu de base para esta criação encontrava-se num estado irrecuperável, não sendo possível devolvê-lo ao seu estado original, a Thornley Kelham criou um modelo soberbo e de alta performance, com a ajuda do designer Paul Howse que trabalhou no McLaren P1, com o objectivo de aproximar o XK ao E-Type Lightweight.

Tal como nos projectos Outlaw do Lancia Aurelia, o tejadilho foi rebaixado, para melhorar as proporções do automóvel e a sua aerodinâmica. As cavas das rodas foram alargadas, para assim poder acomodar pneus mais largos. Quase todos os cromados foram removidos, incluindo os pára-choques, e foi adicionado um vinco na zona central da frente e do tejadilho. As luzes, apesar de manterem o formato original, são em LED.

O interior foi todo redesenhado e o tablier em alumínio, que será pintado na cor da carroçaria, viu ainda adicionado vários gadgets modernos, assim como foram adicionados alguns elementos de conforto, como vidros eléctricos, ar condicionado e um sistema de infoentretenimento. Os bancos serão montados numa posição mais baixa, para assim manter o mesmo espaço útil para os ocupantes e tornar a posição de condução mais desportiva.

Conhecido como Jaguar XK European, mantém o motor original de seis cilindros e 3,8 litros de cilindrada construído em alumínio, mas com vários melhoramentos, como injecção de combustível, cilindros alargados e uma árvore de cames mais agressiva para aumentar a potência para os 340cv. A caixa de cinco velocidades é completamente nova, assim como o diferencial traseiro com autoblocante.

A suspensão viu substituídas as barras de torção por triângulos sobrepostos com amortecedores Bilstein nas quatro rodas. Apesar do XK120 já ter travões de disco, estes foram substituídos por discos ventilados, com pinças de quatro êmbolos.

Este trabalho requer mais de 5000 horas de trabalho, com um preço de venda a rondar as 550 mil libras, cerca de 655 mil euros, além do automóvel dador.