Lamborghini apresenta o novo Countach LPI 800-4

16/08/2021

Countach foi apresentado ao público pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra, em 1971. Tinha como grande objectivo substituir o icónico Miura. O desenho do protótipo Countach LP500 esteve a cargo de Marcello Gandini, quando trabalhava na Bertone, com a versão de produção a ser aperfeiçoada por Paolo Stanzani.

Entrou em produção em 1974 e manteve-se no mercado até 1990, com várias evoluções pelo meio. Alguns exemplos são o Countach 25th Anniversary que foi desenhado por Horacio Pagani. O motor que animava o Countach era o V12, com várias cilindradas distintas, dependendo da versão. Apresentava 3,9L no LP400 e LP400 S, passando para os 4,8 L no LP500 S e terminando nos 5,2 L no 5000 QV e 25th Anniversary, com potências dos 355 aos 455cv.

Agora, a Lamborghini vai reavivar o nome Countach com um novo automóvel, anunciado pela marca nas redes sociais, com o slogan “The icon is coming back“. Anunciado no passado dia 9 de Agosto, a Lamborghini lançou um vídeo e uma imagem com o automóvel tapado, onde é possível ver as linhas do novo Countach, que se inspiram no design em cunha original.

No dia 11 de Agosto, a Lamborghini mostrou mais algumas imagens inéditas do novo modelo, mas apenas de pequenos detalhes, que demonstram o design retro do automóvel. No entanto, a imagem que mais salta à vista é a do compartimento do motor, onde é possível ver o motor V12 e a sua ordem de ignição, algo típico da Lamborghini.

O automóvel acabou por ser revelado este sábado, dia 14 de Agosto, com o lançamento de um vídeo e fotografias pela marca italiana.