Lamborghini Miura P400 S em leilão sem valor mínimo de reserva

19/09/2019

Indiscutivelmente o automóvel desportivo mais importante da sua era, o Miura catapultou a Lamborghini para o mesmo patamar da Ferrari e da Porsche. Também transformou o seu designer, Marcelo Gandini, num nome familiar no seio da indústria automóvel. Anunciado por muitos como o modelo que deu origem ao conceito “supercarro”, o Miura não se assemelhava a nenhum outro automóvel e o seu desempenho era igualmente impressionante. O Miura rapidamente conquistou todos aqueles que admiravam a sua forma exótica. Com a sua aparência sobrenatural e desempenho extraordinário, o Miura transformou-se no automóvel das estrelas de rock, playboys e ricos excêntricos.

Resultado da melhoria contínua ao logo da produção do P400, o P400 S foi disponibilizado ao público em 1968. O seu motor produzia agora 370 cv graças às árvores de cames com maior abertura e com tempos de abertura revistos e à instalação de quatro carburadores Weber 40IDL-3L, o Muira S também contava com novos travões para compensar o desempenho adicional, além de outra alterações. Esteticamente, o P400 S adquiriu um acabamento interior de alta qualidade e um painel de instrumentos revisto e vidros eléctricos.

Apesar de ter sido concluído pela Lamborghini em Setembro de 1969, o chassis número 4245, só foi adquirido pelo seu primeiro proprietário, o alemão Walter Becker, em 1971. Terminado na cor Sporting Giallo Flay sobre o interior em Skay Bleu, este Miura foi concebido para uma personalidade excêntrica, que Beker certamente foi. Dono de uma agência de publicidade, Becker fez-se acompanhar da reputação de playboy, e manteve-se o Lamborghini em sua posse até 1974, ano em que foi adquirido pelo seu segundo proprietário, cuja família agora o oferece para venda em leilão.

Os automóveis velozes não eram propriamente estranhos para Hans Peter Weber. Weber já era proprietário de dois Porsche 911 e costumava levá-los a competir com o seu irmão, Karl Gerhard Weber, nos finais dos anos 60 e início da década de 70.

Como seria de esperar de um automóvel tão espectacular quanto o Miura, este era o orgulho e a alegria de Hans Weber e era utilizado apenas em ocasiões especiais. Quando questionado sobre o automóvel e o seu tio, o sobrinho-neto de Hans Weber lembra que “sempre que o meu tio chegava com o seu Miura, podíamos ouvi-lo minutos antes, pois o som do motor viajava rápido. Lembro-me da navegadora do meu tio, eles vestiam sempre uma camisola amarela e umas calças azuis para combinar com as cores do automóvel”.

O Miura S foi sempre bem estimado durante as quatro décadas em que esteve sob a posse de Hans Weber, até ao ano da sua morte em 2015. Conduzido e apreciado até à sua morte, o automóvel ficou na posse do irmão de Hans e foi armazenado no seu celeiro.

Tendo a manutenção regular durante a propriedade de Hans, mas nunca totalmente restaurado, o chassis 4245 permanece numa condição espectacular, mantendo a sua pintura e motor originais. O automóvel exibe ainda o interior original em Skay Bleu e a patine atraente de 40 anos de utilização cuidadosa. Os únicos dois desvios do original são os piscas dianteiros e os cintos de quatro pontas da Schroth. O Miura S apresenta-se em leilão acompanhado por vários documentos originais, como o registo original de 1971, as matrículas originais da propriedade de Becker e Weber, o livro de serviço original e documentos da propriedade de Hans Peter Weber, incluindo a correspondência trocada com a fábrica da Lamborghini.

Encontrar um exemplar que tenha sido preservado em condições originais excepcionais por apenas dois proprietários cuidadosos é quase impossível. O Miura S será oferecido em leilão pela RM Sotheby’s a 24 de Outubro, na sua venda anual em Londres, este é sem dúvida um dos exemplares mais notáveis oferecidos recentemente para venda em leilão e constitui uma adição valiosa a qualquer colecção de automóveis.

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