Lamborghini Miura P400 S vendido em leilão supera expectativas

25/10/2019

Oferecido em leilão ontem pela RM Sotheby’s, na sua venda anual em Londres, sem valor mínimo de reserva, o Lamborghini Miura P400 S foi arrematado por 1,24 milhões de libras, superando assim as expectativas da leiloeira que fixava o valor da venda entre as 800 mil e um milhão de libras.

O exemplar que ontem mudou de mãos foi concluído pela Lamborghini em Setembro de 1969, com o número de chassis 4245, só foi adquirido pelo seu primeiro proprietário, o alemão Walter Becker, em 1971. Terminado na cor Sporting Giallo Flay sobre o interior em Skay Bleu, este Miura foi concebido para uma personalidade excêntrica, que Beker certamente foi. Dono de uma agência de publicidade, Becker fez-se acompanhar da reputação de playboy, e manteve-se o Lamborghini em sua posse até 1974, ano em que foi adquirido pelo seu segundo proprietário, cuja família o ofereceu para venda em leilão.

O Miura S foi sempre bem estimado durante as quatro décadas em que esteve sob a posse de Hans Weber, até ao ano da sua morte em 2015. Conduzido e apreciado até à sua morte, o automóvel ficou na posse do irmão de Hans e foi armazenado no seu celeiro.

Tendo a manutenção regular durante a propriedade de Hans, mas nunca totalmente restaurado, o chassis 4245 permanece numa condição espectacular, mantendo a sua pintura e motor originais. O automóvel exibe ainda o interior original em Skay Bleu e a patine atraente de 40 anos de utilização cuidadosa. Os únicos dois desvios do original são os piscas dianteiros e os cintos de quatro pontas da Schroth. O Miura S apresenta-se em leilão acompanhado por vários documentos originais, como o registo original de 1971, as matrículas originais da propriedade de Becker e Weber, o livro de serviço original e documentos da propriedade de Hans Peter Weber, incluindo a correspondência trocada com a fábrica da Lamborghini.

Encontrar um exemplar que tenha sido preservado em condições originais excepcionais por apenas dois proprietários cuidadosos é quase impossível. Este exemplar do Lamborghini Miura S é sem dúvida um dos exemplares mais notáveis oferecidos recentemente para venda em leilão e constitui uma adição valiosa a qualquer colecção de automóveis.

Imagens: Cortesia RM Sotheby’s