Lancia Delta S4 vencedor do RAC Rally de 1985 vai a leilão

22/10/2019

O Grupo B foi a era dourada dos ralis, onde as máquinas atingiam velocidades estonteantes e, dessa forma, tornavam-se perigosos, tendo durando apenas quatro anos como categoria rainha do Campeonato do Mundo de Ralis.

O Delta S4 foi a resposta da Lancia para substituir o 037 Rally, um automóvel com tracção traseira que, apesar de ter vencido o campeonato de 1983 não seria competitivo muito mais tempo, dada a crescente chegada de rivais com automóveis de tracção integral. O chassis tubular é construído em fibra de carbono. O motor de 1.8 litros e quatro cilindros está montado numa posição central, debita 550 cv às quatro rodas através de uma caixa Hewland. Esta potência é desenvolvida graças a um engenhoso sistema de dupla sobrealimentação, com compressor volumétrico e turbo, operados sequencialmente.

No total foram produzidos 28 exemplares do Delta S4 para a competição, a maior parte utilizados pela equipa oficial e pela equipa semioficial Jolly Club, além dos 200 modelos de estrada, produzidos para homologar o Delta S4 para o Grupo B.

Este exemplar do Lancia Delta S4, com o número de chassis 202, e foi o vencedor do RAC Rally em 1985, conduzido por Henri Toivonen e navegado por Neil Wilson. Pertence ao lote dos quatro Delta S4 que venceram ralis no WRC da equipa oficial Lancia Martini Racing. Na temporada seguinte, este Delta S4 ficou como automóvel de reserva, até ao fim do Grupo B.

Posteriormente, o chassis 202 foi vendido ao piloto Roberto Rosselli, que o utilizou em provas de slalom. Em 2008 voltou a mudar de mãos, foi adquirido por Adriano Raffagnato, que o utilizou em vários eventos de clássicos, como o Rallylegend em San Marino. Em 2016, foi conduzido por Harri Toivonen, irmão mais novo de Henri, no Rally da Finlândia, para comemorar o trigésimo aniversário da morte do seu irmão.

Esta Quinta-feira, dia 24 de Outubro, a RM Sotheby’s irá oferecer este Delta S4 em leilão, leilão, na sua venda anual de Londres. A leiloeira estima que o valor da venda se fixe entre as 725 mil e as 800 mil libras. O automóvel está totalmente restaurado, com vários elementos originais, como as baquets em Kevlar da Sparco, ainda com os nomes do piloto e copiloto, assim como o Halda Rally Computer, estando também certificado pela Abarth Classiche.

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