Land Rover, o todo-o-terreno preparado para tudo

18/10/2022

Desde a fundação da companhia, o desejo de criar um veículo que conseguisse superar qualquer tipo de piso, tornou a Land Rover famosa em todo o mundo. Nos últimos 69 anos, a família Land Rover cresceu para uma altamente respeitada gama de veículos hoje em dia comercializados em números recorde em todo o mundo.

O primeiro Land Rover foi desenhado na areia da praia de Red Wharf Bay, em Anglesey, pelo director de engenharia do fabricante Britânico Rover. Maurice Wilks (à direita) tinha uma quinta na ilha e queria um veículo versátil que pudesse ser utilizado como um tractor ligeiro e veículo fora de estrada. Deu-lhe o nome de Land Rover e apresentou a proposta ao seu irmão Spencer, o director geral da Rover. O projecto foi aprovado em 1947 e de seguida foi construído um protótipo utilizando um jipe americano Willys como comparação. Devido à escassez de aço no pós guerra em Inglaterra, os irmãos Wilks optaram por revestir o Land Rover numa liga de alumínio, que era bastante abundante e proporcionava o benefício adicional de ser resistente à corrosão e bastante leve.

A produção iniciou-se em Solihull no Verão de 1948. A versão original dispunha de um motor a gasolina com 1595cc que accionava um sistema de transmissão integral com caixa de transferência de duas velocidades para aumentar o seu desempenho fora de estrada – uma capacidade que se iria tornar uma característica de todos os Land Rover no futuro.

Início promissor

O famoso logótipo oval da Land Rover sofreu muitas alterações ao longo da sua história. Diz-se que a inspiração original veio de uma lata de sardinhas. Era o almoço de um dos designers, deixou uma marca no seu estirador que ele copiou para criar o logótipo do veículo. No momento do seu lançamento o Land Rover encontrava-se apenas disponível como um veículo comercial com uma distância entre eixos de 80 polegadas e um preço de lançamento de £450. Para ir ao encontro das necessidades do mercado vital da agricultura foram instaladas tomadas de potência para accionar equipamento de lavoura. Foram também desenvolvidos veículos mais especializados, na forma de veículos de bombeiros e com equipamento móvel de soldadura.

No seu primeiro ano foram apenas produzidos 1.758 veículos mas as vendas rapidamente subiram para 12.395 em 1949 e 16.795 no ano seguinte. Quando a Land Rover celebrou o seu décimo aniversário a produção tinha atingido 25.000 veículos e, em 1968, quase 47.000 veículos.

O que tinha anteriormente sido considerado como um veículo de transição até a Rover poder introduzir um novo veículo de passageiros após a guerra, acabou por ser produzido em quantidades maiores do que os próprios Rover – o que tinha sido previsto pelo concelho de Administração em Novembro de 1948!

A primeira tentativa de construir um Land Rover mais confortável surgiu em 1948 e foi efectuada pela Tickford, com o lançamento do primeiro Station Wagon de sete lugares. No Reino Unido encontrava-se sujeito a imposto de matrícula, do qual a versão comercial estava isenta. Isto tornou-o muito caro, restringindo o seu sucesso no Reino Unido, embora tenham sido vendidas muitas unidades no estrangeiro. A versão base do veículo foi também exportada para os EUA, gerando as receitas cruciais em dólares, necessárias para o pagamento do esforço de guerra Inglês.

Em 1949, o Exército Inglês efectuou a sua primeira encomenda à Land Rover, depressa se apercebendo que o veículo conseguiria cumprir todas as funções do Austin Champ, mais complexo e mais caro. As Forças Armadas Britânicas acabaram por utilizar veículos Land Rover em muitas formas diferentes como o seu veículo base de tracção integral.

Em 1950, o sistema de tracção integral permanente foi substituído por um sistema mais convencional de tracção integral inserível. A tracção às quatro rodas era engrenada em gama baixa e poderia também ser seleccionada em gama alta quando necessário. Dois anos mais tarde o motor de 1,6 litros foi substituído por um de 2,0 litros.

No décimo aniversário da Land Rover em 1958, marcado pelo lançamento da série 2, imediatamente reconhecível em virtude do novo design da carroçaria, tinham sido produzidos mais de 200 mil Land Rover Série 1. A cilindrada do motor a gasolina foi aumentada para 2,3 litros, enquanto que o motor diesel foi posteriormente completamente redesenhado com base no mesmo motor. Com o lançamento do novo motor diesel os Land Rover passaram a ser designado Série 2A.

Em 1971 foi lançado o Land Rover Série 3. A nova grelha em plástico moldado e o tablier actualizado eram características distintas, enquanto que a caixa de velocidades completamente sincronizada foi também disponibilizada. Em 1976 foi atingido outro marco importante na história Land Rover com a produção do Land Rover nº 1.000.000 (um Série 3).
Nos anos oitenta os Land Rover incorporaram algumas actualizações de conforto pela primeira vez – como janelas com elevadores! – com o lançamento de duas novas versões com distâncias entre eixos diferentes o Land Rover 90 e o 110.

Em 1990, ano do lançamento da nova gama Discovery, o Land Rover passou a chamar-se ‘Defender’. Os Defender continuaram a ser utilizados e apreciados até hoje com uma alteração de grande monta em 2007, na qual foram introduzidos equipamentos de luxo como uma caixa de seis velocidades e até conectividade para um leitor MP3. São vendidos cerca de 25 mil todos os anos em todo o mundo e as versões actuais continuam com uma procura muito forte. Os Land Rover Série I enviados para a Costa Rica para serem utilizados nas plantações de café nos anos 50 ainda continuam a desempenhar as suas funções!

Exploração

Desde o dia em que os primeiros Land Rover saíram da linha de produção, os clientes com um espírito mais aventureiro reconheceram as suas qualidades ideais como veículo de escolha para exploradores. Pela primeira, vez zonas remotas do planeta encontravam-se acessíveis a cientistas, ambientalistas, naturalistas e aventureiros da velha escola que utilizavam os seus Land Rover para chegar a algumas das regiões mais inóspitas do mundo.
Uma equipa do Exército Britânico, liderada pelo Major John Blashford-Snell, confirmou as capacidades de condução fora de estrada do Range Rover original quando, em 1972, conduziram dois veículos do norte do Alaska ao extremo sul da Argentina, atravessando o infame Estreito de Darien, uma zona de floresta densa e pantanosa que impede o acesso por estrada entre a América Central e a América do Sul. Equipados com tudo desde botas de borracha a guloseimas enlatadas a fardas militares completas, os veículos portaram-se melhor na esgotante viagem de 6 meses que muitos dos membros da equipa – trinta tiveram que ser evacuados devido a mordidelas de insectos e de cobras!

O espírito de aventura da Land Rover não parou aqui. Nos famosos Camel Trophy dos anos 80 e 90 os Range Rover, Série 3, Defender, Discovery e Freelander superaram as chamadas ‘Olimpíadas do 4X4’. Da Amazónia ao Extremo Oriente, Australásia, África e Sibéria, o Camel Trophy evoluiu de um desafio de condução pura para testes à resistência humana, incluindo também provas de caiaque, bicicleta de montanha e desportos aquáticos.
Em 2003, a Land Rover estabeleceu um novo desafio na forma do G4 Chalenge, no qual equipas nacionais competem no extenuante evento, com a duração de três semanas. O G4 Challenge é realizado apoiando a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.