Leiria Sobre Rodas começou hoje

13/10/2022

A sétima edição do Leiria Sobre Rodas, um dos grandes marcos do deporto motorizado e de clássicos em Portugal abriu hoje e estende-se até 16 de Outubro de 2022.

Com uma nova localização, ser perdermos o Estádio de vista, será o relvado do Jardim da Almoinha Grande na outra margem do rio Liz.

O Leiria sobre Rodas, este ano vai contar as exposições temáticas dos 50 anos do Renault 5, 50 anos da Divisão ‘M’ da BMW, Aston Martin, os 50 anos do Porsche RS em Portugal e a reedição da exposição de Micro carros de 2017. Na exposição de Motociclos e Bicicletas Clássicas poderá ver os mais belos exemplares da indústria portuguesa com especial destaque para a Casal e a Famel.

O “Supercars Paddock” volta a contar com todas as marcas “premium” representadas em Portugal num espaço que contará com um lounge para receber, da melhor forma, os clientes e participantes nos passeios dos clubes das respectivas marcas. Num espaço contíguo poderá ficar a par de todas as novidades do mundo automóvel no Leiria Expo Auto com todos as marcas presentes representadas em Leiria.

Nos dias 15 e 16 a cidade volta a receber o Passeio de Vespas, motorizadas antigas, Mini-Hondas e de clássicos sob a orientação do Polícia Sinaleiro.

O Motorshow regressa também com a festa do Nacional de Ralis para a consagração do campeão nacional no Leiria Rally 2 Gold Challange, a competição de Clássicos Desportivos terá um prize money, premiando os pilotos locais e o piloto internacional convidado que dará espetáculo num novo traçado. O Drift Show contará, pela primeira vez, com um piloto internacional.

Mostra de Veículos Históricos e Desportivos

O embrião do Leiria sobre Rodas foi, em 2014, com a exposição de clássicos e desportivos. Na sua primeira edição reuniu mais de 300 veículos no interior do Estádio, com uma assistência superior a 25 mil pessoas. Desse ano até à data, mais de 3000 veículos e motociclos clássicos e desportivos participaram na “Mostra” onde destacamos a presença, do Mercedes-Benz 300 SL Gullwing, mais de 50 veículos das décadas de 10 até à decada de 40, os Super Desportivos – o Porsche Carrera GT, Ford GT, LA FERRARI, Lamborghini Aventador, Mclaren Mp4-12c e um Aston Martin GT12 com 20 exemplares produzidos. Anualmente, destacamos na exposição diversas comemorações de marcas e modelos icónicos, tais como, 60 anos do lançamento dos FIAT500, a comemoração dos 85 anos da Ford em Portugal, os 25 anos do VW Ar Clube de Portugal, 70 anos Porsche, (2018) 70 Anos da Land Rover, 50 Anos do Ford Escort, VW “Pão de Forma” e a exposição central de Monolugares com história; (2019) 120 Anos Renault, 100 Anos Citroen, 60 Anos Mini.