Lotus 47 do Team Palma apareceu nos EUA e vai a leilão

18/02/2018

Depois de décadas muito discretas, fazendo parte da colecção de David Springett, reputado colecionador de Lotus de competição, o Lotus 47GT 015 finalmente apareceu à superfície.

Trata-se do mais famoso dos cinco exemplares novos que vieram para Portugal, porque foi aquele que permaneceu com o Team Palma, construído um palmares desportivo longo e repleto de sucessos.

O Lotus 47GT era a versão de competição do Lotus Europa (Lotus 46), tendo várias diferenças relativamente ao modelo de estrada.

Equipado com um motor twin cam de 1,6 litros, capaz de desenvolver cerca entre 165 e 180 cavalos, o Lotus 47GT combinava um comportamento excepcional com baixo peso (cerca de 600 kg) e uma aerodinâmica de referencia (Cx 0,29).

Os sucessos internacionais em 1966 foram um cartão de visita do modelo, que teve a preferência de diversas equipas privadas na temporada seguinte.

A Palma & Morgado recebeu quatro encomendas, às quais se juntou mais uma unidade, para a sua equipa. Este exemplar com o chassis GT-015 foi primeiramente utilizado por Luís Fernandes, que com ele venceu em Vila do Conde (1967) e na Granja do Marquês (1968).

Em 1969 passou para Ernesto Neves e, em 1970, para contrariar a perda de competitividade do modelo, foi trocado o motor Lotus Twin Cam por um FVA, que lhe deu novo alento.

Todavia, também a nível internacional, a competitividade do Lotus 47 foi bastante fugaz, sobretudo com o surgimento de automóveis como o Porsche Carrera 6.

O Lotus 47GT do Team Palma permaneceu no activo até 1975, sendo conduzido por diversos outros pilotos.

Restaurado em 2005, recuperando as especificações originais (incluíndo um motor Twin Cam) este exemplar mantém as cores do Team Palma e todos os equipamentos da sua época no nosso país, desde os cintos de segurança Britax às legendas em português dos diversos comandos na consola.

Vai ser uma ds curiosidades do leilão da Bonhams em Amelia Island, no dia 8 de Março. A estimativa da leiloeira aponta para um valor entre os 100 e os 140 mil euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.