Lunaz Design transforma automóveis clássicos em veículos eléctricos

12/04/2021

O mundo automóvel está em constante mudança e actualmente segue a via da electrificação, com cada vez mais automóveis eléctricos no mercado. No entanto, goste-se ou não isso está também a chegar aos clássicos, com empresas criadas para a alteração de clássicos para eléctricos, como é o caso da Lunaz Design, localizada em Silverstone, Inglaterra.

Fundada por David Lunaz a ideia é incorporar a melhor tecnologia existente, numa carroçaria clássica. São várias as possibilidades de transformação de diferentes clássicos. Actualmente foi convertido um Jaguar XK120 de 1953, a que se irão juntar um Rolls-Royce Phantom V de 1961 e um Rolls-Royce Cloud de 1956. O Jaguar recebeu baterias de 80kWh e dois motores eléctricos para desenvolver 380cv. São adicionados equipamentos modernos, como travagem regenerativa, controlo de tracção e cruise control, ou seja, é um automóvel moderno com uma “vestimenta” clássica.

O director técnico é Jon Hilton, antigo director técnico da Renault F1. Todo o processo é elaborado pela Lunaz Design, com vários trabalhadores que já colaboraram com grandes marcas, como a Aston Martin, Ferrari, Jaguar, McLaren e Rolls-Royce. O preço começa nas 350.000 libras, cerca de 404.700 euros, e as encomendas começaram este mês.