Mazda Vision Coupe conquista prémio do concept car mais elegante

O Mazda Vision Coupe acaba de conquistar o ceptro de “Most Beautiful Concept Car of the Year”, no âmbito da 33ª edição do “Festival Automobile International”. Ikuo Maeda, Director Global de Design Mazda, recebeu o galardão numa cerimónia realizada na noite de ontem em Paris, junto com outros elementos da sua equipa de design.

Composto por especialistas nos sectores automóvel e competição, bem como bem renomados arquitectos e designers de moda, o painel de jurados elegeu o Mazda VISION COUPE como vencedor, pelo que este estudo que foi revelado em Outubro último, em Tóquio, impôs-se a 9 outras propostas concorrentes ao cobiçado prémio deste ano: Audi Aicon, BMW i Vision Dynamics, Kia Proceed Concept, Lamborghini Terzo Millennio, Mercedes-Benz AMG GT Concept, Mercedes-AMG Project One, Vision Mercedes Maybach 6 Cabriolet, Nissan Vmotion e Peugeot Instinct. Acrescente-se que a Mazda havia conquistado este mesmo prémio há dois anos com o deslumbrante RX-Vision Concept.

Tal como sucedeu com o RX-Vision, o nome Vision Coupe personifica a visão de design da próxima geração de modelos Mazda. As proporções que fluem ao longo deste estudo de quatro portas, com habitáculo posicionado para trás, são características de um design clássico de um modelo coupé, ao mesmo tempo que encerra em si o potente ímpeto de um modelo desportivo de elevada performance.

“O Vision Coupe recorre a reflexos para expressar uma sensação de vitalidade, naquele que é o próximo passo do design KODO,” refere Ikuo Maeda, cujas competências completas integram a gestão executiva e a responsabilidade pelo estilo de design da Mazda. “Este carro encarna uma delicada estética japonesa e o facto de ser reconhecido aqui na ‘Cidade das Artes’, dois anos após o RX-Vision ter sido agraciado com a mesma honra, é algo de muito gratificante. Queremos manter a nossa identidade como marca japonesa, à medida que continuamos a fazer automóveis com um apelo global.”

A forma simples “one-motion” (de “movimento único”) do exterior exprime uma formidável sensação de velocidade. Por seu turno, o interior recorre a um conceito da arquitectura japonesa tradicional, criando um grau de profundidade tridimensional, conducente a um espaço descontraído. Por fim, o seu nome homenageia a tradição de mais de 50 anos da Mazda na concepção de coupés elegantes, como o Mazda Luce Rotary, também conhecido como Mazda R130.

O Vision Coupe irá estar exposto no Hôtel National des Invalides, em Paris, até ao dia 4 de Fevereiro, no âmbito da exposição de concept-cars do “Festival Automobile International”. Este festival atrai anualmente cerca de 35.000 visitantes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.