McLaren MP4/8 conduzido por Senna vai a leilão

16/04/2018

O McLaren MP4/8, chassis número 6, com que Ayrton Senna conquistou o Grand Prix do Mónaco em 1993, regressa ao Principado no próximo mês e será um dos destaques dos 37 lotes que a Bonhams irá leiloar em Monte Carlo a 11 de Maio.

Foi com este exemplar que Senna conquistou em 1993 o seu sexto Grande Prémio do Mónaco, batendo o recorde de Graham Hill que havia subido ao lugar mais alto do pódio por cinco vezes, estabelecendo, assim, um recorde que perdura até aos dias de hoje.

O McLaren MP4/8 foi concebido por Neil Oatley para a temporada de 1993 e foi equipado com vários componentes eléctricos, incluindo sistemas de controlo de tracção, suspensão activa e transmissão semi-automática. A estreia de Senna ao volante deste McLaren deu-se no GP de Espanha, o brasileiro cruzou a meta em segundo lugar, atrás de Prost.

A fraqueza do MP4/8 era o seu motor, um Cosworth HBD7 V8 de 3,5 litros e 700 cv produzido pela Ford, menos potente que o Renault V10 utilizado pela Williams, equipa pela qual corria Alain Prost, que viria a sagrar-se campeão mundial de F1 nesse mesmo ano.

Ayrton Senna pilotou o McLaren MP4/8 em oito provas, vencendo cinco GP (Brasil, Europa, Mónaco, Japão e Austrália). Foi ainda ao volante do MP4/8 que Senna alcançou a sua 40º vitória na Fórmula 1 e realizou aquela que viria a ser considerada a melhor primeira volta da história da F1. Em Donington Park, no GP da Europa, Senna ultrapassou Schumacher, Wendlinger, Hill e Prost, alcançando a liderança da prova.

Embora não seja conhecido o valor mínimo de licitação é esperado que o valor a ser despendido pelo novo dono deste mítico McLaren, se aproxime dos 7,5 milhões de euros pelos quais foi arrematado o Ferrari F2001 conduzido por Michael Schumacher.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.