Mercedes-Benz F200, o protótipo que previu o futuro do automóvel

07/02/2022

A década de 90 foi aquela em que se iniciou a informatização, para entrar no novo século com tecnologias impensáveis e muitas vezes vistas apenas nos filmes de ficção científica. Em 1996, no Salão de Paris, a Mercedes-Benz apresentou um protótipo, denominado F200 Imagination, que anteviu as linhas do futuro Classe S W220 da marca, além de ter implementadas várias tecnologias de ponta e, serviu também, para as mostrar em funcionamento.

O F200 Imagination é conduzido, exclusivamente, através de comandos drive-by-wire, sem existir um volante, o controlo é efectuado através do joystick colocado na consola central do automóvel, algo conhecido como Sidesticks. O objectivo era mostrar que no futuro não seriam necessários volantes e os automóveis iriam ser controlados apenas por meio electrónico, não existindo contacto mecânico entre os comandos.

Estava também equipado com suspensão activa, que controla electronicamente a dureza e o adornar da carroçaria através do sistema Active Body Control. Além desta, os faróis também tinham a sua intensidade controlada electronicamente, tinha câmaras para substituir espelhos, assim como uma câmara de marcha atrás, controlos por voz e airbags para protecção da cabeça, tudo o que só apenas se vê nos automóveis de hoje. O painel de instrumentos era todo composto por ecrãs e, inclusivamente, tinha ligação à internet via wireless, onde se poderia fazer reservas em hotéis e até operações bancárias.

Para além das tecnologias implementadas neste protótipo e do desenho da frente que transitou para o Classe S, o F200 também anteviu o desenho coupé sem pilar B utilizado no Mercedes-Benz CL C125 lançado em 1998. Outra inovação implementada mais tarde num automóvel, neste caso, o Maybach 62, é o tejadilho panorâmico electrotransparente. Este protótipo estava também equipado com portas de abertura em tesoura.

O F200 Imagination é totalmente funcional, estando equipado com um motor V12 de 6,0 litros de cilindrada e 394cv de potência, colocado na frente do automóvel, numa posição central, ou seja, atrás do eixo. Acoplado ao motor, está uma caixa automática electro-hidráulica, com cinco velocidades, que envia a potência para as rodas traseiras.

Actualmente, o protótipo do F200 Imagination está sob a posse da Mercedes-Benz Classic e, em certas alturas, é posto em exposição no museu da marca.