Mercedes-Benz SL: Uma linhagem com 65 anos

21/02/2019

Velocidade, inovação e elegância. São estas as premissas que acompanham a Classe SL da Mercedes-Benz desde a sua primeira geração, a qual comemora este mês 65 anos.

Esta história de sucesso teve início devido aos excelentes resultados alcançados pelo automóvel de corrida 300 SL W194 em prestigiadas corridas internacionais, corria o ano de 1952. De forma a materializar o êxito da versão de competição, surge o Mercedes-Benz 300 SL Gullwing W198 em 1954 e o 190 SL W121, ambos automóveis de estrada. Desde aí até aos dias de hoje, várias gerações do modelo foram lançadas no mercado, mantendo viva a génese do modelo.

A nível de vendas, a Classe SL sempre alcançou bons resultados, principalmente no que toca à exportação para mercados específicos. No final da década de 1950, o coupé 300 SL e o roadster 190 SL já haviam estabelecido um padrão de vendas internacionais de sucesso, igualado posteriormente pelas gerações seguintes.

As inovações nos campos do design e engenharia de cada geração colocaram estes automóveis na vanguarda do seu tempo, sendo hoje em dia bastante apreciados e cobiçados por entusiastas e coleccionadores.

Como tudo começou

A história da Classe SL começa em 1951, quando os responsáveis da Mercedes-Benz decidiram que precisavam de um automóvel de corrida para reintroduzir a marca no desporto automóvel, após a Segunda Guerra Mundial.

Recaiu sobre Rudy Uhlenhaut, chefe do departamento de automóveis de passageiros da Mercedes-Benz na época, a tarefa de construir um chassis tubular de alumínio e magnésio bastante leve e adicionar o motor de 3.0 litros com seis cilindros em linha, que equipava os 300 ‘Adenauer’, elevando a potência deste para os 170 cv. Daí nasceu o ‘300 Super Leicht’, ou Super Leve, mais tarde abreviado para SL.

Em 1952, a Mercedes-Benz lançou assim o 300 SL de corrida (W194) para continuar o legado das lendárias Flechas de Prata do período pré-guerra, e em boa hora o fez! O automóvel fez segundo e quarto lugar na Mille Miglia, uma vitória tripla no Prix de Berne, uma vitória dupla nas 24h de Le Mans, uma vitória quádrupla no Nürburgring Anniversary Sport Car GP e uma vitória dupla na Carrera Panamericana.

O W194 não foi o primeiro SL de estrada, mas foi extremamente importante para antecipar a linhagem SL.

Pedro Cegonho / Jornal dos Clássicos

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