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Meteor 27 Litre V12 Special um automóvel equipado com um motor de tanque de guerra

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Tal como o nome sugere, o automóvel presente neste artigo está equipado com o motor Rolls-Royce Meteor V12, a versão sem compressor volumétrico do motor Merlin V12 de 27L de cilindrada, que equipou diversos aviões famosos, como o Spitfire, o Hurricane, o Lancaster e o P-51D Mustang.

O desenvolvimento deste motor aconteceu quase que por acidente. A produção do motor Merlin era muito dispendiosa então a Rolls-Royce decidiu transformar motores usados, retirando-lhes o compressor o que fez nascer o motor Meteor. Como este não poderia ser utilizado na aviação, foi decidido que iria equipar tanques de guerra, sendo mais eficiente e tendo mais potência que os motores utilizados na época para esse efeito.

Aplicar motores de aviões ou de tanques de guerra em automóveis, não é novidade, sendo o mais famoso o Tank Car de Jay Leno. Estes automóveis são sempre produzidos à mão, sendo por isso únicos, como é o caso deste Meteor 27 Litre V12 Special. A sua construção teve início em 2001, na África do Sul, quando o seu mentor visitou Robin Beech, em Sussex, no Reino Unido, e viu o Handlye Special. O motor ideal seria encontrado em Joanesburgo, num tanque Centurion.

Neste automóvel, o motor desenvolve uma potência de 631cv e um binário de 1.964Nm, medidos em banco de potência. Devido ao seu elevado binário, o motor foi acoplado a uma caixa automática GM TH400, pois o conversor de binário ajuda a reduzir o esforço a que o sistema de transmissão está sujeito. Teoricamente, poderia atingir uma velocidade máxima de 328km/h, no entanto, devido à limitação dos pneus, só consegue atingir os 217km/h.

Este Meteor 27 Litre V12 Special tem algo em comum com o McLaren F1, a posição de condução central, podendo levar dois passageiros atrás. O chassis tem o tradicional desenho em “escada” e utiliza vários componentes do Jaguar XJ12, desde suspensão, travagem a pormenores no interior. A carroçaria produzida em alumínio foi toda moldada à mão, utilizando uma estrutura tubular. O peso desta peça situa-se nos 2.200kg, tendo uma distribuição de 50/50.

Em 2016, o seu criador mudou-se para o Reino Unido e levou o Meteor 27 Litre V12 Special com ele, o motor foi alvo de restauro, nos especialistas da Flight Engineers. No próximo dia 5 de Setembro, este automóvel vai a ser leiloado pela Bonhams, no The Beaulieu Sale. O valor de venda estimado encontra-se entre os 180.000 e os 230.000 euros, incluindo o reboque de transporte, visto que o automóvel não tem documentos, e várias peças suplentes.