Mini Moke utilizado na série televisiva “The Prisoner” vai a leilão

04/11/2021

“The Prisoner”, “O Prisioneiro” em português, era uma série britânica, que esteve no ar entre 1967 e 1968, composta apenas por uma temporada que continha 17 episódios. Esta série de ficção científica social, conta a história de um antigo agente dos serviços de inteligência britânica, que foi sequestrado numa povoação misteriosa, que afinal era uma prisão, para saberem qual a razão da sua demissão. Esta série foi criada por Patrick McGoohan e George Markstein, sendo que Patrick desenrola ainda o papel de personagem principal, o Number Six.

Nessa prisão misteriosa, os serviços de táxis eram assegurados por Mini Moke, todos pintados de branco, com a lona e os estofos com padrões a condizer. Devido a um erro de produção, foi revelada a verdadeira matrícula de um dos Moke utilizados na série, que é o exemplar que está presente neste artigo.

Segundo consta, foram transformados quatro Moke pela Wood & Pickett para serem utilizados nas filmagens, mas apenas dois sobreviveram até aos nossos dias, sendo este e o que maior protagonismo tem. Este Moke tem ainda a particularidade de, aquando da transformação na Wood & Pickett ser equipado com o mesmo motor do Mini Cooper de 998cc.

O Mini Moke é um automóvel que tem por base o Mini original e foi concebido para uso militar, no entanto, a sua pouca altura ao solo, fez com que o exército não o utilizasse e assim teve mais sucesso como automóvel de praia.

Este Austin Mini Moke, apesar da sua famosa história, acabaria a apodrecer na Holanda, até ser descoberto em 2011 pelos entusiastas Phil Caunt e Jeremy Guy, que iniciaram prontamente um processo de restauro, que durou dois anos, mantendo o maior número de peças originais possível. Em 2017, este Mini voltou a Portmeirion, local das filmagens da misteriosa prisão, para as comemorações dos 50 anos da série.

No próximo dia 13 de Novembro, este Austin Mini Moke, com o chassis número AAB1737950, vai a leilão, pela Silverstone Auctions, aquando do Salão NEC Classic Motor Show.