Mitsubishi Starion Turbo encontrado numa sucata

07/05/2019

Nos EUA, a partir de 1985, os modelos Mitsubishi eram vendidos pelas marcas Dodge e Plymouth, num acordo entre o construtor nipónico e o Grupo Chrysler, resultando na Diamond-Star Motors. Mas, em 1983 a Mitsubishi ainda estava no mercado norte americano, apesar de ser distribuída pela Chrysler, e os modelos presentes eram o Mitsubishi Cordia, Tredia e Starion.

O Mitsubishi Starion Turbo foi lançado em 1983, era um coupé de design futurista e tracção traseira, construído para rivalizar com o Toyota Supra Turbo, o Nissan 280ZX Turbo, o Mazda RX-7 e até mesmo com o Chevrolet Camaro Z28. O Starion foi dos primeiros automóveis japoneses equipados com turbo e injecção electrónica de combustível.

Nesta época estava em voga a expressão “turbo” e até mesmo o Starion não foi excepção, já que todos os motores disponíveis, o 2.0 4G63 e o 2.6 G54B, estavam equipados com turbo e mesmo assim a Mitsubishi fez questão fazer referência a esse sistema na denominação do modelo. No entanto, no Japão, foi vendido o Starion GX, que era de aspiração natural, vendido como modelo mais básico somente em 1983.

Foi precisamente um dos exemplares mais raros, do primeiro ano com a carroçaria estreita, que foi encontrado numa sucata em Denver, nos EUA. Equipado com o motor Astron G54B de 2.6L de cilindrada, com 145 cv de potência, o que para a época era muito bom. No geral até se encontra em boas condições, muito boas mesmo, tendo em conta que está numa sucata, somente a pintura está gasta e faltam já algumas peças, mas mantém inclusivamente o rádio original.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.