O chamado Miura “Millechiodi”, ou em português Mil Pregos, cujo nome, ou alcunha neste caso, deriva do facto de todos os painéis da carroçaria estarem unidos com rebites expostos, um pouco à semelhança do celebre Miura Jota, construído por Bob Wallace enquanto piloto de testes da marca transalpina, e dos SVJ, mais tarde construídos pela própria Lamborghini.
Mas o que é o “Millechiodi”?
A partir de um Miura S, com o chassis nº4302, Walter Ronchi, um fabricante de calçado de Turim e ex-proprietário do Jota, comissionou a alguns antigos funcionários da Lamborghini, um substituto deste último. Refira-se que o Jota tinha sofrido um acidente, tendo sido irremediavelmente perdido. Talvez para colmatar a necessidade de emoções fortes, Walter Ronchi decidiu levar as coisas um pouco mais além… pelo menos em termos de motorização e estética. Não que o Jota tivesse algum problema neste departamento, mas porque não levar o conceito um pouco mais além?
Assim o motor do “Millechiodi” foi dotado de veios de excêntricos mais agressivos, um escape livre e todos os componentes móveis do motor foram balanceados e aligeirados. Como se não bastasse, os cilindros foram alargados, trazendo a capacidade dos 3929 cc originais para uns saudáveis 4100 cc.Esteticamente, foram feitas algumas modificações aerodinâmicas, salientando-se o generoso spoiler frontal, à semelhança do Jota, e uma traseira completamente redesenhada, que podemos agora contemplar após o restauro total a que este Miura muito particular foi submetido.