Moto que pertenceu a Steve McQueen bate recorde em leilão

07/02/2019

No passado dia 24 de Janeiro, a Bonham’s levou a cabo o seu leilão anual de motos em Las Vegas, no Rio Hotel and Casino. Neste leilão, estava presente a Triumph Speed Twin 5T de 1938, que pertenceu a Steve McQueen, onde foi arrematada por mais de 153 mil euros, batendo um recorde absoluto.

A Triumph Speed Twin 5T está equipada com um motor vertical de dois cilindros a 360 graus de 498 cc, 7.0:1 de taxa de compressão e quatro tempos com válvulas à cabeça e um carburador Amal 276/132 LN, debitando 26 cv às 6000 rpm. Este modelo foi lançado em Julho de 1937, no Salão Londrino de Motociclos. Foi a primeira moto de dois cilindros paralelos britânica a conhecer o sucesso, pois era mais leve e debitava mais potência e binário que as suas concorrentes. Após a Segunda Guerra Mundial, a produção foi retomada, com algumas melhorias, nomeadamente na suspensão e foi responsável pela sobrevivência da marca britânica. Em 1953, a Triumph substituiu o dínamo Lucas Magdyno, por um alternador Lucas e bateria, criando bastante controvérsia entre os fãs da marca. A ignição também foi alterada de magneto para bobine. A Speed Twin foi actualizada em 1959, passando a sua designação a ser Triumph Speed Twin 5TA e sua produção continuou até 1966.

Steve McQueen sempre foi um grande fã da marca, competindo com esta em vários eventos e, esta Triumph Speed Twin 5T com o quadro número T.H.5838 e motor número 13084, teve na sua posse até ao leilão da herança de McQueen em 1984. A moto apresenta um excelente estado, pois Bud Ekins, que era amigo de McQueen e foi o seu duplo, fez um restauro completo em meados dos anos 70 e conta com um autocolante com referência a isso. Pensa-se que Von Dutch fez o trabalho de pintura da moto, com a risca dourada no depósito, mas não há documentos que comprovem a veracidade.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.