A Triumph Speed Twin 5T está equipada com um motor vertical de dois cilindros a 360 graus de 498 cc, 7.0:1 de taxa de compressão e quatro tempos com válvulas à cabeça e um carburador Amal 276/132 LN, debitando 26 cv às 6000 rpm. Este modelo foi lançado em Julho de 1937, no Salão Londrino de Motociclos. Foi a primeira moto de dois cilindros paralelos britânica a conhecer o sucesso, pois era mais leve e debitava mais potência e binário que as suas concorrentes. Após a Segunda Guerra Mundial, a produção foi retomada, com algumas melhorias, nomeadamente na suspensão e foi responsável pela sobrevivência da marca britânica. Em 1953, a Triumph substituiu o dínamo Lucas Magdyno, por um alternador Lucas e bateria, criando bastante controvérsia entre os fãs da marca. A ignição também foi alterada de magneto para bobine. A Speed Twin foi actualizada em 1959, passando a sua designação a ser Triumph Speed Twin 5TA e sua produção continuou até 1966.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.