Se o mundo acabar o único automóvel “sobrevivente” será um clássico

10/05/2017

Ford T, Land Rover ou Volkswagen? Bom, infelizmente, não. Os extraterrestres que visitassem este nosso cantinho Galáxia encontrariam apenas os restos de um outrora paradisíaco planeta.

Para encontrarem um automóvel digno desse nome, tinham que se dirigir à Lua e procurar um dos três Lunar Rover que as últimas missões do projecto Apollo deixou por lá.

O LVR ou Lunar Roving Vehicle foi desenvolvido em apenas 17 meses e utilizado pela primeira vez durante a missão da Apollo 15, que se iniciou a 26 de Julho de 1971. A bordo seguia a tripulação, três astronautas, e um LVR. O comandante da missão, David R. Scott, foi também o único motorista nesta ocasião. O LVR permitiu aos dois astronautas na Lua a possibilidade de cobrirem distâncias mais longas, aproveitando melhor o pouco tempo disponível. Dois outros LVR, também chamados de Moon Buggies, foram utilizados nas duas seguintes missões Apollo. O programa foi cancelado após a 17ª missão, em Dezembro de 1972.

O LVR foi construído pela Boeing, que ganhou o concurso lançado pela NASA. A General Motors colaborou no desenvolvimento dos motores, suspensão e rodas. Produziram-se sete protótipos e apenas quatro LVR completos. Três foram utilizados na Lua, enquanto o quarto acabou por servir apenas como dador de peças para os restantes.

Os LVR tinham 3,1 metros de comprimento e uma distância entre-eixos de 2,3 metros e apenas 1,14 metros de altura. Na Terra pesava 210 quilos, mas na Lua, graças à menor gravidade, este valor reduzia para 35 quilos. A velocidade máxima atingida na Lua foi de 11 km/h. Os astronautas referiram que, por causa da gravidade lunar ser apenas 1/6 da verificada na Terra, a estabilidade do veículo a este ritmo impunha respeito.

O LVR possuía quatro motores eléctricos, um em cada roda, com 0,25 cv de potência. os dois eixos eram direccionais, conferindo maior agilidade ao veículo. Esta solução impunha a existência de mais dois motores eléctricos para essa função. Existia ainda um travão mecânico. A energia era fornecida por duas baterias de zinco e prata, com tensão de 36 volts e capacidade de 121 Ah/hora. Teoricamente, a autonomia era de 92 km, mas nenhum dos três LVR que foram à lua chegaram perto de esgotar a carga.

A utilização do Lunar Rover só foi possível porque, para as Missões 15, 16 e 17 do programa Apollo, a NASA desenvolveu fatos dos astronautas que lhe permitiam dobrar-se, podendo assim sentar-se aos comandos do LVR. O veículo era comandado por uma espécie de manche, com instrumentação completa para navegação. Os astronautas nunca se afastavam muito do Módulo Lunar, mas durante a Missão 17, o LVR percorreu 35,9 km.

O projecto custou, na altura, 38 milhões de dólares, o que, se dividirmos pelos quatro exemplares totalmente funcionais produzidos, daria 9,5 milhões de dólares por cada um. Todavia, levando em conta a inflação, o projecto custou 228,760 milhões de dólares ou 57,17 milhões por cada LVR. O único automóvel que sobreviveria à destruição do planeta seria também o mais dispendioso de sempre.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.