Museo Storico Alfa Romeo, um éden automóvel

29/03/2021

A par da visita das reservas do Museo Storico Alfa Romeo, já por si uma visita extraordinária e altamente exclusiva pela difícil acessibilidade a este espaço, aproveitámos a nossa passagem por Arese para conhecer também o próprio museu.

Apesar de nos terem dito que este pólo museológico não tinha muitos modelos em exposição, a verdade é que este espaço, recentemente renovado, oferece mais do que suficiente para sairmos de lá com uma muito boa ideia do que foi, e é, o DNA e a história da Alfa Romeo.

O museu está montado em cima de um projecto impressionante de arquitectura, iluminação, tecnologia e conteúdo. A exposição, também brilhantemente montada, conta com os mais diversos modelos (de automóveis a aviões) e peças (como um fogão Alfa Romeo) ao longo de seis pisos. Desde os modelos iniciais da marca aos Quadrifoglio de corrida dos anos 20 e 30, com um enorme espólio neste segmento, até aos modelos populares (e deveras elegantes) da Alfa Romeo dos anos 50 e 60, pouco ou nada falta nesta colecção que atravessa literalmente 110 anos de história.

Na verdade, nada foi deixado de fora, desde os grandes modelos da Alfa Romeo como o 6C, 8C, 33, TZ, até uma área só de concept cars e protótipos (talvez a minha preferida).

Existe ainda um cinema em 3D, com um filme criado de propósito para o museu, com diversas corridas ao volante de vários Alfa Romeo em diferentes estradas e pisos, com direito a vento e água na cara.

O Museo Storico Alfa Romeo é uma experiência obrigatória para qualquer petrolhead, Alfahólico ou não, ou para qualquer pessoas que goste de história, automóveis, design italiano ou simplesmente objectos esteticamente agradáveis, como mostra a nossa galeria em baixo.