Museu do Caramulo recebe Menção Honrosa na categoria “Museu do Ano” dos prémios APOM

31/05/2023

A Associação Portuguesa de Museologia distinguiu o Museu do Caramulo com uma Menção Honrosa na Categoria “Museu do Ano”, a mais importante categoria dos Prémios APOM.

Os prémios da APOM foram anunciados numa cerimónia realizada no Museu do Ar, em Pêro Pinheiro (Sintra), com a presença de dezenas de profissionais do sector dos museus e museologia, destacando-se a presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês), Emma Nardi.

A Associação Portuguesa de Museologia foi fundada em 1965, com o objectivo de servir a comunidade de profissionais de museus Portugueses, tendo sido a primeira organização profissional ligada aos Museus a ser fundada em Portugal.

Com 70 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos.

O Museu do Caramulo estende também a sua actividade ao Caramulo Experience Center, um pólo museológico dedicado à paixão motorizada.

Adicionalmente, o Museu do Caramulo produz, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Freedom of Speed, O Museu na Rua, o Rider – Passeio de Motos Clássicas ou a Corrida dos Fundadores by Cartrack.