RL Targa Florio (1923)
Tal como disse na introdução, a Alfa Romeo desde de cedo desenvolveu automóveis para a competição e três anos após a mudança de nome para Alfa Romeo, a marca desenvolveu este modelo, que apesar da aerodinâmica não ser apurada (na época era algo que não estava em estudo), aquele Quadrifoglio pintado na frente transmite uma sensação de beleza e de sorte, pois foi com esse símbolo que o RL venceu o Targa Florio de 1923. Os Alfa Romeo RL foram os primeiros automóveis desportivos, produzidos após a Primeira Guerra Mundial. O Alfa Romeo RL TF era o modelo de competição, com bastantes alterações, como o peso que era quase metade das versões de estrada e o motor que tinha sete rolamentos e dois carburadores. Ao longo dos anos, o RL TF foi tendo diferentes motores, em 1923 estava equipado com um motor de 3.2L e 96cv, em 1924 passou para os 3.0L e 90cv, tendo posteriormente aumentado para os 3.6L e 125cv.
8C 2900B Lungo Touring Berlinetta (1938)
Desde cedo que a Alfa Romeo começou-se a destacar pelo seu design, e este modelo de 1938 não é excepção, com uma carroçaria da Touring Superleggera. O nome provém do motor de oito cilindros em linha e servia para equipar uma série de automóveis, desde dos de luxo até a modelos que competiram nas 24h de Le Mans, sendo desenhado por Vittorio Jano, este motor serviu para equipar vários automóveis de competição. Aqui nesta configuração, o motor debitava 180cv.
1900 C52 Disco Volante (1952)
Este automóvel foi desenvolvido para ter uma aerodinâmica apurada, foi dos primeiros modelos testados em túnel de vento, e para a época tem um design bastante fluído. Foram produzidos alguns exemplares para testes de 1952 a 1953 em colaboração com a Carrozzeria Touring. Três exemplares descapotáveis foram produzidos em 1952, com o motor de 2.0L e quatro cilindros em linha, construído em alumínio, produzindo 158cv.
Giulia (1962)
O Alfa Romeo Giulia é um dos modelos mais icónicos do portefólio da Alfa Romeo e apesar de ter linhas bastante quadradas, fruto da época, é um modelo bastante diferente do tradicional. Foi dos primeiros modelos do mundo a utilizar um motor potente numa berlina de quatro portas produzida em massa. O motor de quatro cilindros em linha, construído em alumínio, tinha dupla árvore de cames à cabeça, que poderia ter 1.3 ou 1.6L de cilindrada. O modelo mais especial era o Giulia TI Super, construído em números limitados para efeitos de homologação, com somente 501 exemplares construídos. Estava equipado com o motor 1.6L com dois carburadores Weber 45, produzindo 129cv para 910kg.
Carabo Concept (1968)
Alfetta Spider Prototype (1972)
O Alfa Romeo Alfetta Spider é o que resulta quando a Pininfarina recebe um chassis de um Alfetta normal e o transformou num automóvel desportivo. A inspiração foram os modelos americanos e, por esse motivo, resulta em linhas mais quadradas, mas no geral e para a época, é um modelo bastante agradável. Era a proposta da Pininfarina para substituir o Alfa Romeo Spider Duetto, mas sem fundos para o desenvolvimento, o projecto não avançou.
SE048 SP de 1990
Este automóvel foi desenvolvido para competir nos Sport Protótipos, na categoria de Grupo C, mas isso nunca aconteceu, devido a vários problemas. No entanto, este modelo equipado com um motor de Fórmula 1, tem um design bastante bonito, mesmo quando comparado com os rivais da época. O seu objectivo era substituir o Lancia LC2, numa altura em que os regulamentos tiveram várias mudanças. O chassis foi desenvolvido pela Abarth e nunca passou a fase de desenvolvimento. O motor V10 de 3.5L original, utilizado pela equipa Ligier na Fórmula 1, foi substituído, durante o desenvolvimento, por um V12 de origem Ferrari.
155 V6 TI DTM de 1996
O Alfa Romeo 155 tem um design arrojado. O modelo que competiu no DTM e posteriormente ITC, principalmente com a decoração da Martini, é ouro sobre azul. Apesar de bastante alargado e com vários apêndices aerodinâmicos, todas as linhas são bastante fluídas. Foi desenvolvido pela Alfa Corse, competindo de 1993 a 1996, utilizando o motor V6 de 2.5L, para debitar 426cv. Em 1996 o motor foi modificado e passou a debitar 490cv às 11,900rpm.
8C Competizione (2007)
O Alfa Romeo 8C Competizione é um automóvel muito exclusivo, produzido em 2007, após o primeiro protótipo ter aparecido em 2003. Somente 500 exemplares foram produzidos, mais 500 do 8C Spider. Produzido sob a base do Maserati GranTurismo e motor de origem Ferrari, um V8 de 4.7L, debita 450cv.