O filme inédito das 6 Horas Internacionais de Nova Lisboa de 1973

01/07/2020

Corria o ano de 1973 quando Manuel Lara fez este vídeo nas 6 Horas de Nova Lisboa realizadas entre 3 e 5 de Agosto desse ano. O vídeo ficou esquecido durante quase 50 anos até ter sido redescoberto recentemente.

 

Trata-se de um testemunho histórico único que permite a cores ter a percepção do ambiente das corridas em Angola e em particular as emblemáticas 6 horas Internacionais de Nova Lisboa.

Citando Armando de Lacerda director da prova: “Na circular informativa de Novembro de 1972, a FIA publicava o seu calendário internacional para o ano de 1973. Ao lado das “4 Horas do Estoril” e do “Grande Prémio do ACP”, apareciam as “6 Horas Internacionais de Nova Lisboa”.

Estas três provas eram as únicas portuguesas a que foi dada a classificação de “internacional livre”. Era o justo reconhecimento da entidade máxima do automobilismo para uma Cidade que muito fez em prol dos desportos mecânicos, projectando bem alto o nome de Angola no mundo.”

Nesta prova teve um inigualável rol de fantásticos automóveis e pilotos, Nicha Cabral formou equipa com António Peixinho num BMW 2002 Schnitzer que era de António José Oliveira com um motor 16 válvulas a debitar 295 cv do Lola T292 que tinha tido problemas numa prova anterior em Luanda, Henrique Cardão formou equipa com Helder de Sousa no Opel Manta Steinmetz , Emílio Marta no Ford GT 40, Waldemar Teixeira no Lotus 62, Mabílio Albuquerque no Lola T212 que marcaram esta histórica prova Filme cedido por Manuel Lara para o Jornal dos Clássicos.