O maestro Michael Turner e a arte da sua carreira

27/10/2022

Assim como as suas maiores influências Frank Wootton e Terence Cuneo, Michael Turner tornou-se conhecido pela sua arte do mundo automóvel e do mundo da aviação. A amplitude e longevidade da sua carreira fazem com que seja um dos mais reconhecidos artistas no meio.

Para além dos seus vastos trabalhos do mundo automóvel, Turner é responsável por capas de livros, ilustrações de revistas e pinturas com o tema de aviação. O artista refere que as duas obras que mais se orgulha, ambos realizados para o Museu RAF (Royal Air Force), foram aquando a celebração do Jubileu de Diamante da Rainha Isabel II a sobrevoar o Castelo de Windsor e uma pintura feita para comemorar o centenário da RAF.

Incentivado pelo pai, um talentoso artista amador, Michael começou a submeter os seus esboços para a revista “The Motor” no final dos anos 40. O artista frequentou um ano na universidade de arte e prestou dois anos de Serviço Nacional com os Engenheiros Elétricos e Mecânicos Reais para finalmente conseguir um emprego num estúdio em Londres. Durante três anos especializou-se em publicidade automóvel e panfletos. Enquanto estava a aprender o ofício começou a desenvolver as suas pinturas e em 1957 tornou-se freelancer.

Durante as décadas de 60, 70 e 80 Michael tornou-se o artista de referência para os pósteres de qualquer evento motorizado incluindo alguns pósteres dos Grandes Prémios de Fórmula 1. Seguiu os passos de alguns dos melhores ilustradores franceses, Geo Ham e Michel Beligond, e produziu obras para os Grandes Prémios da Alemanha, Espanha, Holanda, Estados Unidos da América e cinco para o Grande Prémio do Mónaco.

Como acontece com muitos artistas com história prévia em publicidade, Turner utiliza muito o guache em tela embora use óleo e acrílico para trabalhos maiores. Quando não estava a criar arte, durante quase 30 anos, teve o prazer de possuir e pilotar o seu próprio avião, um Havilland Chipmunk ex-RAF que lhe proporcionou um conhecimento mais personalizado sobre a arte do voo. O artista também aprecia automóveis clássicos, um dos quais possui desde 1955.

Existe sempre uma grande procura pelas pinturas de Michael Turner e embora se possa encontrar trabalhos do artista por 500 libras, cerca de 574.78 euros, para um trabalho de dimensão média o preço ronda as 2000 libras, cerca de 2299.10 euros.