O Porsche 718 Spyder RS torna-se o pináculo da gama com motor central

14/05/2023

Trinta anos depois da apresentação do concept do Boxster, a Porsche lança a versão mais potente de sempre do popular roadster de motor central: o novo Porsche 718 Spyder RS. Pela primeira vez, o motor atmosférico do 911 GT3 é utilizado num desportivo descapotável com motor central.

 

A Porsche coroa a gama do 718 com um automóvel desportivo concebido para oferecer o máximo de prazer de condução: o novo 718 Spyder RS é a versão sem tejadilho do 718 Cayman GT4 RS. Pela primeira vez, o motor boxer de seis cilindros atmosférico com 368 kW (500 CV) do 911 GT3 é instalado num automóvel desportivo descapotável com motor central. Este é o mesmo motor de baixo peso, altamente rotativo, que equipa o Porsche 911 GT3 Cup de competição. A excepcional capota de baixo peso, com a abertura manual mais purista, torna o inconfundível som do motor numa experiência ainda mais emocionante. O efeito é acentuado ainda mais pelo sistema de escape desportivo de baixo peso em aço inoxidável, de série, e pelas entradas de ar nas laterais, logo atrás dos encostos de cabeça.

Motor atmosférico altamente rotativo e construção de baixo peso

A motorização do novo 718 Spyder RS é idêntica à do 718 Cayman GT4 RS. O motor boxer de seis cilindros, 4,0 litros de cilindrada, atinge as 9.000 RPM e debita uma potência de 368 kW (500 CV) e 450 Nm de binário máximo. Combinado com uma transmissão PDK de sete velocidades com relações curtas, o motor de seis cilindros acelera o roadster de dois lugares dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos. O desportivo atinge a marca dos 200 km/h em apenas 10,9 segundos. Comparado com o 718 Spyder sem a designação “RS”, o novo topo de gama não só beneficia de mais 59 kW (80 CV), como também acelera dos 0 aos 100 km/h em menos meio segundo. A velocidade máxima é agora de 308 km/h ao invés de 300 km/h. Como todos os modelos RS modernos, o novo 718 Spyder RS está disponível em exclusivo com transmissão de dupla embraiagem PDK. Esta caixa engrena as sete velocidades à velocidade da luz e garante a máxima performance. As patilhas permitem ao condutor manter as mãos no volante mesmo em modo manual. Em alternativa, o condutor pode utilizar o seletor de velocidades na consola central. Para além do motor mais potente, o peso mais baixo do novo modelo também contribui para um melhor desempenho: com 1.410 kg, o Spyder RS pesa menos 40 kg do que o 718 Spyder com transmissão PDK e, para além disso, é cinco quilos mais leve do que o 718 Cayman GT4 RS. O Spyder RS representa o pináculo da linha de modelos iniciada em 2016.

Equilíbrio aerodinâmico

A dianteira do novo Porsche 718 Spyder RS é quase idêntica à do 718 Cayman GT4 RS. De série, o capot é em CFRP e apresenta uma saída de ar de grandes dimensões por cima do para-choques. As duas condutas de ar NACA melhoram o arrefecimento dos travões sem afetar de forma negativa o valor Cd. As lâminas laterais nas extremidades do para-choques aumentam a downforce. O lábio dianteiro é ligeiramente mais curto do que no 718 Cayman GT4 RS. Isto porque, uma vez que o Cayman possui uma asa traseira de grandes dimensões que permite produzir uma maior downforce global, é necessário um lábio dianteiro maior para alcançar o equilíbrio aerodinâmico. Ao invés de uma asa, o 718 Spyder RS tem um spoiler traseiro em forma de “cauda de pato”. Todos os componentes aerodinâmicos estão profundamente coordenados. São os responsáveis por manter o equilíbrio aerodinâmico do veículo e assegurar a máxima estabilidade durante a condução a alta velocidade.

Capota com design purista

O novo 718 Spyder RS possui uma capota de baixo peso com mecanismo manual. O design é incrivelmente compacto e consiste em duas partes: um “sun sail” e um defletor. São ambos amovíveis e podem ser arrumados em conjunto ou individualmente no veículo. O “sun sail”, por si só, também pode ser utilizado como um “bimini top”, ao proteger o condutor e passageiro da luz solar intensa. Neste caso, o compartimento permanece aberto nas laterais e atrás dos passageiros. Em conjunto com o defletor, cria uma capota completa que proporciona proteção contra a chuva quando as janelas estão subidas. A capota completa, incluindo as peças mecânicas, pesa apenas 18,3 kg. São menos 7,6 kg do que no 718 Spyder e menos 16,5 kg do que no 718 Boxster. Os condutores que queiram reduzir em mais oito quilos o peso do veículo podem deixar a capota em casa, se as condições climatéricas o permitirem.

Suspensão desportiva com a mais elevada precisão e agilidade

O chassis do 718 Spyder RS utiliza componentes do 718 Cayman GT4 RS e do 718 Spyder. Foi concebido para proporcionar o máximo prazer de condução em estradas sinuosas. Assim, está equipado de série com o Porsche Active Suspension Management (PASM) com afinação desportiva e foi rebaixado em 30 mm. Também dispõe do Porsche Torque Vectoring (PTV) com diferencial mecânico de deslizamento limitado, rolamentos de suspensão com juntas esféricas e jantes de 20 polegadas forjadas em alumínio. O comportamento do chassis é caracterizado por uma elevada precisão da direção, bem como por um comportamento ágil e extremamente neutro. A altura ao solo, o camber, a via e as barras estabilizadoras podem ser ajustados individualmente. Comparativamente com o 718 Cayman GT4 RS, as taxas das molas e amortecedores foram reduzidas para obter uma configuração mais relaxada e característica de uma configuração descapotável.

Interior focado na performance

O carácter desportivo também define o interior do veículo: o interior é reduzido ao essencial funcional e ergonómico. O volante desportivo RS é revestido em Race-Tex e apresenta a marcação das 12 horas em Amarelo. As bacquets de série são fabricadas em CFRP de baixo peso com acabamento em carbono e oferecem um apoio lateral impressionante. As bacquets são revestidas em Pele em Preto com centros em Race-Tex perfurado em cor de contraste com o fundo em Preto. As cores de contraste são o Cinzento Ártico ou Vermelho Carmim. O logótipo ‘Spyder RS’ é gravado nos encostos de cabeça. O painel de instrumentos e acabamentos são em Pele. As cores exteriores disponíveis incluem quatro simples e três metalizadas, incluindo o novo Cinzento Vanadium metalizado, bem como as cores especiais Cinzento Ártico, Azul Tubarão e o Rubi Estrela Neo.

Pacote Weissach opcional e cronógrafo a condizer

O Pacote Weissach também está disponível para o Spyder RS como opcional. As excecionais jantes forjadas em magnésio, disponíveis como opção, podem ser encomendadas em combinação com este pacote de equipamento focado na performance. As ponteiras do sistema de escape desportivo são feitas em titânio. O visual é inspirado na edição limitada do 935 de 2018. Um dos destaques no interior do veículo é a secção superior do tablier revestida em Race-Tex anti-reflexo. Para os compradores do Porsche 718 Spyder RS, está disponível em exclusivo um cronómetro da Porsche Design Timepieces – um relógio de qualidade superior feito à mão na relojoaria da Porsche em Solothurn, Suíça. Concebido para combinar com a configuração do veículo, a caixa de baixo peso é feita em titânio, o mostrador em carbono e a bracelete feita com a mesma pele utilizada no automóvel. O rotor na parte traseira tem o design da jante do 718 Spyder RS.

“O 718 Spyder RS eleva o prazer de condução a um novo nível para os automóveis descapotáveis”, afirma Andreas Preuninger, Director of GT Cars. “A combinação do nosso inconfundível motor GT3, a transmissão com relações curtas, as dimensões compactas, o baixo peso, a suspensão de competição otimizada para a utilização em estrada e a máxima abertura oferecem uma experiência de condução extremamente atraente e sem filtros”.

O preço do novo 718 Spyder RS começa nos 213.586 euros. O Porsche 718 Spyder RS será apresentado ao público em Junho, durante a comemoração dos 75 anos de Automóveis Desportivos da Porsche em Estugarda-Zuffenhausen. Pouco depois, marcará também presença no Goodwood Festival of Speed, em Inglaterra.

Veja abaixo a galeria de fotografias do novíssimo 718 RS Spyder, o Porsche Boxster mais potente de sempre com motor central.