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O Porsche 962 que é conduzido pelas ruas do Japão

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Os Porsche 962 e 962C foram automóveis dominantes nas provas do IMSA GTP e no Grupo C, respectivamente. Introduzido na competição no final de 1984, o 962 foi dos primeiros protótipo a tirar partido do efeito solo e seria o favorito das equipas privadas tudo porque tinha uma longa longevidade, como é exemplo os últimos que ainda competiram nos anos 90. O 962 foi também desenvolvido por equipas privadas, como é o caso da Kremer Racing e alguns foram até convertidos para circular na via pública, após o fim da sua vida útil na competição.

O Porsche 962C presente neste artigo não é um 962 original, mas sim um dos seis Vern Schuppan 962 que, ao contrário dos originais, utilizavam um chassis monocoque construído em fibra de carbono. A Vern Schuppan Ltd. foi fundada em 1992 pelo piloto australiano Vern Schuppan no Reino Unido, como um tributo à sua vitória nas 24h de Le Mans de 1983 com um Porsche 956, com o objectivo de construir automóveis de estrada com base no 962. Os chassis em carbono eram construídos na Reynard Motorsport, a carroçaria era pela própria Schuppan e a montagem final na Modena Cars. No entanto, ao final de seis automóveis construídos, a Vern Schuppan Ltd. fechou as portas em 1994, devido à falta de pagamento de dois automóveis.

Este 962 em específico é o segundo protótipo construído e está equipado com o motor 935/82 de seis cilindros opostos que mistura peças dos 956 e dos 962, tendo 2,65 litros de cilindrada e dois turbos KKK K26, para debitar mais de 600cv. Por ser o segundo protótipo produzido, a carroçaria em carbono-Kevlar é ainda idêntica à do 962 da Porsche, aqui com a decoração da Rothmans.

O interior, apesar de continuar a parecer-se com um automóvel de competição, foi tornado um pouco mais confortável. Tem duas backets bastante apertadas, as mudanças da caixa de cinco velocidades são feitas pela alavanca que está do lado direito do condutor, tal como nos 962 de competição, um tablier em fibra de carbono produzido pela Schuppan, com um conta-rotações da Stack e um velocímetro e está também equipado com ar condicionado, apesar de nunca ter funcionado como deve ser.

O proprietário deste Vern Schuppan utiliza o 962 para tudo, desde andar na pista, como pelas ruas do Japão, algo impensável, mas que só acontece no Japão.