O SEAT 600 está de volta

05/05/2017

Para comemorar os 60 anos do lançamento do sem modelo mais irónico, que permitiu finalmente a democratização do automóvel em Espanha, a marca espanhola vai apresentar em breve o 600 BMS.

Trata-se de uma recriação fiel do 600D, com carroçaria semi-descapotável, graças ao tecto de lona que recolhe para trás. O protótipo será apresentado no próximo salão Automobile Barcelona, que decorre entre 13 e 21 deste mês.

A SEAT respeitou tanto quanto possível as características do modelo original, com os carismáticos faróis redondos de aro cromado, portas que abrem ao contrário (chamadas de suicída ou mal-educadas, por exporem as pernas das senhoras…) e até tampões de roda cromados e pneus de faixa branca.

O SEAT 600 foi lançado em 1957 e produzido até 1973, na fábrica da SEAT em Barcelona, em quatro versões diferentes, que acompanharam a evolução do Fiat 600: 600 (21,5 cavalos), 600D (25 cavalos), 600E (faróis maiores e portas de abertura convencional) e 600L (29 cavalos).

Este pequeno automóvel permitiu a muitas famílias espanholas ter o seu próprio automóvel e recebeu alcunhas carinhosas, como “Pelotilla” ou “Seílla”.

Uma das suas variantes mais curiosas foi o SEAT 800, um 600 com carroçaria mais longa e quatro portas, produzido entre 1963 e 1967.

Todavia, nem só de modelos utilitários se fez a história do SEAT 600, com um belo descapotável de linhas desportivas da autoria do carroçador espanhol Serra, para além de diversas outras versões utilitárias, para transporte de mercadorias ou para utilização de lazer, como o 600 Playera.

Segundo as informações divulgadas agora, a SEAT não prevê a comercialização deste 600 BMS, que será apenas uma forma original de homenagear o papel do pequeno e simpático automóvel na história da mobilidade no país vizinho e na sua indústria.

Adelino Dinis/Jornal dos Clássicos

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