O último Chevrolet Corvette Split Window produzido está à venda

14/08/2021

Em 1963 era lançada a segunda geração do desportivo americano mais famoso, o Chevrolet Corvette. Com um design completamente diferente da anterior geração, foi denominado Corvette Stingray. Uma das grandes novidades, foi a substituição do eixo rígido traseiro, por uma suspensão independente, que tornava a condução muito mais apurada e em pé de igualdade com os desportivos europeus.

A carroçaria nada tinha em comum com o anterior Corvette, estando agora disponível na carroçaria coupé, os faróis eram escamoteáveis e tinham o icónico vidro traseiro dividido, conhecido por Split Window. No entanto, esta forma característica do vidro traseiro, dificultava em muito a visão e, dessa forma, foi descontinuada logo em 1964, sendo substituído por um vidro completo.

No primeiro ano de produção do Corvette C2, a Chevrolet produziu 21.543 unidades no total, dessas 10.594 eram na carroçaria coupé ou seja, com o vidro traseiro Split Window. Os coupé tinham o número de produção que iam do 0001 ao 10594 e, o exemplar presente neste artigo é o 10594, ou seja, o último a sair da linha de produção.

Está equipado com o motor V8 327 de 5,4 litros de cilindrada, que desenvolve 340cv. Acoplado ao motor está uma caixa manual de quatro velocidades Muncie, que envia a potência para as rodas traseiras, através de um diferencial autoblocante com uma relação de 4.11. Conta ainda com direcção assistida e travões com servofreio.

O automóvel apresenta-se num excelente estado de conservação, pois sofreu um restauro extenso e tem apenas 96 mil quilómetros. Agora, encontra-se à venda no eBay por 499.900 dólares, cerca de 418.000 euros.