Os 22 veículos utilitários mais estranhos de sempre

24/11/2020

Os automóveis utilitários são aqueles que podem servir para vários propósitos, como transporte de cargas ou simplesmente para prazer, ou até conjugar ambas. Ao longo de várias décadas de produção de automóveis, várias foram as marcas que lançaram automóveis utilitários estranhos e diferentes de tudo até então, outros ficaram simplesmente por protótipos. Seguem-se 22 exemplos de automóveis utilitários que mais se diferenciam de tudo.

Chevrolet C/K

A Chevrolet C/K nasceu com uma mistura de vários elementos, como uma frente robusta e idêntica à de um automóvel, com uma caixa de carga na traseira. Foi bastante popular nos E.U.A desde a primeira geração, que foi produzida de 1960 a 1966.

Chevrolet Corvair Rampside Pickup

Esta pickup, tal como o nome indica, é construída sob a plataforma do automóvel Chevrolet Corvair, sendo que utiliza a mesma mecânica de seis cilindros boxer refrigerados a ar, montado na traseira. Uma das diferentes funcionalidades desta pickup é a abertura lateral da caixa, que se transforma numa rampa, algo pouco comum neste tipo de veículos.

Chevrolet SSR

A Chevrolet SSR foi um conceito único na indústria automóvel, uma altura em que as marcas americanas estavam a reavivar o estilo retro. Combina um design Hot Rod, com uma pickup, um automóvel desportivo descapotável e altas prestações, graças ao V8 Small Block.

Daihatsu Midget II

A Daihatsu Midget II é uma pequena pickup nipónica, que segue a regulamentação Kei Car. Foi introduzida em 1996, para comemorar os 40 anos do lançamento da Midget original, mas agora de quatro rodas. O seu design é de estilo retro, com os faróis saídos da carroçaria, por exemplo, e o pneu suplente montado na frente do automóvel.

Dodge A100

A Dodge A100 nasceu na época das pickups de design cab forward, isto é, a cabine está montada à frente ou por cima da mecânica. Lançada em 1964, esteve em produção até 1970.

Dodge Deora

A Dodge Deora foi imortalizada nas miniaturas da Hot Wheels. Foi construída com base na Dodge A100, com o objectivo de ser a visão do futuro para as pickups desportivas. Um dos elementos mais característicos é a cabine que fica praticamente à frente do eixo frontal e a entrada pelo habitáculo, que se faz pela frente do automóvel. A concepção desta pickup foi da autoria de Alexander Brothers.

Fiat Oltre

O Oltre foi um protótipo desenvolvido pela Fiat para, no fundo, rivalizar com os Hummer. Foi construído com base num modelo Iveco militar, sendo por isso, bastante robusto.

Ford Econoline Pickup

A Ford Econoline Pickup é outro exemplo de um veículo utilitário de design cab forward, muito em voga nos anos 60, mas esta é muito mais rara pois só 1022 exemplares foram produzidos em 1963.

Ford Explorer America

O Ford Explorer nasceu da junção entre a Ford Econoline Van e a Pickup. Foi lançado como modelo próprio em 1990, seguindo a nova era dos SUV. Em 2008 foi apresentado o protótipo Explorer America, com um novo design, robusto e com postas traseiras com abertura de correr.

GMC Centaur

A Centaur é uma pickup protótipo produzida pela GMC em 1988, construída com base na tradicional GMC S-15. Tem um design futurista e ao mesmo tempo, um pouco de Hot Rod.

Isuzu VehiCROSS

O VehiCROSS é um modelo pouco conhecido e raro, conjugando as capacidades fora de estrada com o luxo e desportividade, nascendo assim um automóvel que apela aos mais jovens, mas que infelizmente, não vingou no mercado.

Lamborghini LM002

Este automóvel dispensa apresentações. É como se o Hummer tivesse sido desenvolvido em Itália. E foi quase isso, pois as fundações para este modelo estavam no desenvolvimento de um veículo militar para o exército americano, numa época em que a Lamborghini era controlada pela Chrysler. Utiliza o mesmo motor V12 do desportivo Lamborghini Countach.

Mazda K360

O K360 é um automóvel típico nipónico, de pequenas dimensões e com um motor de 360cc. Além disso, tem três rodas e uma caixa de carga, este era o comercial dos Kei Cars.

Nissan XIX

O Nissan XIX é um protótipo apresentado em 1995, que mistura o conceito de um automóvel com uma caixa de carga, algo que hoje em dia começa a existir em algumas pickups. Está ainda equipada com uma generosa altura ao solo e quatro rodas motrizes, sendo capaz de fazer percursos fora de estrada.

Pontiac Aztek

O Pontiac Aztek é um automóvel que ficou conhecido como um dos mais feios de sempre. No entanto era um automóvel com várias funcionalidades únicas, incorporando até uma tenda. Foi desenhado para representar diversão e vida activa, afastando-se de todos os produtos da General Motors.

Rinspeed Tatooo.com

A Rinspeed é uma empresa suíça, conhecida por fazer projectos loucos, como é exemplo o protótipo Tatooo.com, produzido em 2000. Está equipado com suspensão que se eleva ou rebaixa na traseira e uma moto que pode andar debaixo de água. É um pouco como os Hot Rods produzidos nos EUA, aqui com tecnologia moderna.

Skoda Felicia Fun

Nos anos 90 a Skoda também seguiu o caminho dos veículos utilitários invulgares, com a Felicia Fun. Tal como o nome indica, esta era uma pickup divertida, disponível somente na cor amarela e tinha a capacidade de fazer recuar a divisória entre o habitáculo e a caixa, para adicionar dois lugares a céu aberto.

Subaru BRAT

A Subaru BRAT, significa Bi-drive Recreational All-terrain Transporter, tem por base a berlina Leone, combinando assim o conforto de um automóvel e a caixa de uma pickup, equipada com quatro rodas motrizes. Como característica única, tinha dois bancos montados na caixa, virados de costas para o habitáculo, algo nunca visto noutra pickup, tudo para evitar pagar mais impostos no mercado americano.

Suzuki X-90

O Suzuki X-90 é também um automóvel divertido, de apenas dois lugares e com um tejadilho que pode ser removido. Pode vir equipado com tracção às quatro rodas, para aqueles que se querem aventurar por caminhos fora de estrada.

Tempo Matador/Hanseat

Com a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha estava com dificuldade com a produção automóvel. O fabricante Tempo, desenvolveu um veículo que pudesse ser utilizado pelos militares, mas também por clientes privados. Assim, introduziu o Hanseat de três rodas e o Matador de quatro rodas, servindo as necessidades urbanas. Poderia ter vários tipos de carroçarias, desde pickups, carrinhas e até de transporte de passageiros.

Toyota A-Bat

A Toyota A-Bat é um protótipo, com um design futurista e desportivo, uma espécie de SUV pickup, produzida em 2008, mas nunca chegou à produção.

Willys-Jeep FC

A Jeep sempre foi uma marca ligada a automóveis todo-o-terreno puros e duros, como o Wrangler. No entanto houve uma época na década de 50 e 60 em que a Willys produziu, sob a submarca Jeep, um pequeno camião, o FC, que significa Forward Control, pois a cabine está montada “em cima” da mecânica, tendo uma frente quase recta.