Chevrolet C/K
A Chevrolet C/K nasceu com uma mistura de vários elementos, como uma frente robusta e idêntica à de um automóvel, com uma caixa de carga na traseira. Foi bastante popular nos E.U.A desde a primeira geração, que foi produzida de 1960 a 1966.
Chevrolet Corvair Rampside Pickup
Esta pickup, tal como o nome indica, é construída sob a plataforma do automóvel Chevrolet Corvair, sendo que utiliza a mesma mecânica de seis cilindros boxer refrigerados a ar, montado na traseira. Uma das diferentes funcionalidades desta pickup é a abertura lateral da caixa, que se transforma numa rampa, algo pouco comum neste tipo de veículos.
Chevrolet SSR
A Chevrolet SSR foi um conceito único na indústria automóvel, uma altura em que as marcas americanas estavam a reavivar o estilo retro. Combina um design Hot Rod, com uma pickup, um automóvel desportivo descapotável e altas prestações, graças ao V8 Small Block.
Daihatsu Midget II
A Daihatsu Midget II é uma pequena pickup nipónica, que segue a regulamentação Kei Car. Foi introduzida em 1996, para comemorar os 40 anos do lançamento da Midget original, mas agora de quatro rodas. O seu design é de estilo retro, com os faróis saídos da carroçaria, por exemplo, e o pneu suplente montado na frente do automóvel.
Dodge A100
A Dodge A100 nasceu na época das pickups de design cab forward, isto é, a cabine está montada à frente ou por cima da mecânica. Lançada em 1964, esteve em produção até 1970.Dodge Deora
A Dodge Deora foi imortalizada nas miniaturas da Hot Wheels. Foi construída com base na Dodge A100, com o objectivo de ser a visão do futuro para as pickups desportivas. Um dos elementos mais característicos é a cabine que fica praticamente à frente do eixo frontal e a entrada pelo habitáculo, que se faz pela frente do automóvel. A concepção desta pickup foi da autoria de Alexander Brothers.
Fiat Oltre
O Oltre foi um protótipo desenvolvido pela Fiat para, no fundo, rivalizar com os Hummer. Foi construído com base num modelo Iveco militar, sendo por isso, bastante robusto.
Ford Econoline Pickup
A Ford Econoline Pickup é outro exemplo de um veículo utilitário de design cab forward, muito em voga nos anos 60, mas esta é muito mais rara pois só 1022 exemplares foram produzidos em 1963.
Ford Explorer America
O Ford Explorer nasceu da junção entre a Ford Econoline Van e a Pickup. Foi lançado como modelo próprio em 1990, seguindo a nova era dos SUV. Em 2008 foi apresentado o protótipo Explorer America, com um novo design, robusto e com postas traseiras com abertura de correr.
GMC Centaur
Isuzu VehiCROSS
O VehiCROSS é um modelo pouco conhecido e raro, conjugando as capacidades fora de estrada com o luxo e desportividade, nascendo assim um automóvel que apela aos mais jovens, mas que infelizmente, não vingou no mercado.
Lamborghini LM002
Este automóvel dispensa apresentações. É como se o Hummer tivesse sido desenvolvido em Itália. E foi quase isso, pois as fundações para este modelo estavam no desenvolvimento de um veículo militar para o exército americano, numa época em que a Lamborghini era controlada pela Chrysler. Utiliza o mesmo motor V12 do desportivo Lamborghini Countach.
Mazda K360
O K360 é um automóvel típico nipónico, de pequenas dimensões e com um motor de 360cc. Além disso, tem três rodas e uma caixa de carga, este era o comercial dos Kei Cars.
Nissan XIX
O Nissan XIX é um protótipo apresentado em 1995, que mistura o conceito de um automóvel com uma caixa de carga, algo que hoje em dia começa a existir em algumas pickups. Está ainda equipada com uma generosa altura ao solo e quatro rodas motrizes, sendo capaz de fazer percursos fora de estrada.
Pontiac Aztek
Rinspeed Tatooo.com
A Rinspeed é uma empresa suíça, conhecida por fazer projectos loucos, como é exemplo o protótipo Tatooo.com, produzido em 2000. Está equipado com suspensão que se eleva ou rebaixa na traseira e uma moto que pode andar debaixo de água. É um pouco como os Hot Rods produzidos nos EUA, aqui com tecnologia moderna.
Skoda Felicia Fun
Nos anos 90 a Skoda também seguiu o caminho dos veículos utilitários invulgares, com a Felicia Fun. Tal como o nome indica, esta era uma pickup divertida, disponível somente na cor amarela e tinha a capacidade de fazer recuar a divisória entre o habitáculo e a caixa, para adicionar dois lugares a céu aberto.
Subaru BRAT
A Subaru BRAT, significa Bi-drive Recreational All-terrain Transporter, tem por base a berlina Leone, combinando assim o conforto de um automóvel e a caixa de uma pickup, equipada com quatro rodas motrizes. Como característica única, tinha dois bancos montados na caixa, virados de costas para o habitáculo, algo nunca visto noutra pickup, tudo para evitar pagar mais impostos no mercado americano.
Suzuki X-90
O Suzuki X-90 é também um automóvel divertido, de apenas dois lugares e com um tejadilho que pode ser removido. Pode vir equipado com tracção às quatro rodas, para aqueles que se querem aventurar por caminhos fora de estrada.
Tempo Matador/Hanseat
Toyota A-Bat
A Toyota A-Bat é um protótipo, com um design futurista e desportivo, uma espécie de SUV pickup, produzida em 2008, mas nunca chegou à produção.
Willys-Jeep FC
A Jeep sempre foi uma marca ligada a automóveis todo-o-terreno puros e duros, como o Wrangler. No entanto houve uma época na década de 50 e 60 em que a Willys produziu, sob a submarca Jeep, um pequeno camião, o FC, que significa Forward Control, pois a cabine está montada “em cima” da mecânica, tendo uma frente quase recta.