Alfa Romeo Z33 TL
Este protótipo teve a autoria da Zagato, daí o Z no nome, e foi apresentado no Salão de Genebra de 1983. O TL significa Tempo Libero, ou seja, é como se fosse uma interpretação clássica dos actuais SUV. Tinha seis lugares e um tecto panorâmico, seguindo um estilo bastante aventureiro. Infelizmente a reacção não foi a melhor e, por isso, a Alfa Romeo decidiu não produzir o automóvel.
AMC Gremlin
Em 1970 a American Motors Corporation teve uma excelente ideia, de que o mercado necessitava de um automóvel compacto, lançado mesmo antes da crise do petróleo. A prioridade era desenvolver um automóvel económico, deixando o design para segundo plano. Mas, no final, teve um sucesso bastante bom, isto porque era muito barato e fácil de conduzir, porque de resto, não havia mais nenhuma qualidade.
Edsel
A Edsel foi uma marca criada pela Ford, que fica para a história, como um dos maiores fracassos de sempre da marca americana. A ideia era ser uma marca mais acessível no seio dos automóveis familiares, baixando por isso o controlo de qualidade, sendo vários os problemas reportados. Hoje, os poucos exemplares existentes, são muito procurados por coleccionadores.
Fiat Multipla
Obviamente, que num artigo referente a automóveis feios não poderia faltar o Fiat Multipla, de certa forma um automóvel lançado antes do tempo e incompreendido, pois no fundo, era um excelente automóvel. Era produzido sob a plataforma do Fiat Bravo e tinha um habitáculo bastante espaçoso, onde havia seis bancos, em duas filas.
Lamborghini LM002
Lotus Elite
A segunda geração do Lotus Elite foi criada quando a marca britânica tentava diversificar a gama. Mas o Elite era um automóvel que combinava o melhor de vários segmentos, era desportivo, tinha quatro verdadeiros lugares e uma boa capacidade de mala, resultando num automóvel esquisito e com pouco sucesso comercial, pois nem sempre o design acompanha a engenharia. Mas, no fundo, era uma maravilha técnica, com o motor em alumínio de 2.0L, 16 válvulas e 170cv, carroçaria em fibra de vidro e um coeficiente aerodinâmico de 0,30, não havia melhor. Fica também para a história por ter sido dos último Lotus com cunho do fundador, Colin Chapman.
Nissan Cube
O nome faz jus à forma do automóvel, sendo inspirado nos “kei car” nipónicos, mas com dimensões maiores, para poder ser vendido noutros mercados. É certo, que este tipo de automóveis, tem bastante sucesso no país do sol nascente, mas no resto do mundo, não é bem assim. Foi mais um automóvel incompreendido pelo público.
Pontiac Aztek
O Pontiac Aztek é um automóvel bastante inovador, com um tipo de cliente aventureiro em mente, mas tem um design estranho, ficando a meio caminho entre um SUV e um monovolume. Foi um dos maiores fracassos da era moderna da General Motors. Apesar de na época do lançamento, a opinião sobre o automóvel ser muito má, hoje em dia é muito procurado por coleccionadores.
Seat Toledo
A terceira geração do Seat Toledo foi o resultado da junção de vários designs de outros automóveis da gama, como o Leon e a Altea, mas para o segmento já a roçar o luxo. No entanto, a traseira não agradou particularmente, os potenciais clientes.
SsangYong Rodius