Nestes primeiros anos, as 500 Milhas de Indianápolis contavam para o Campeonato do Mundo de condutores, numa tentativa falhada de incluir a histórica prova americana no calendário.
A Alfa Romeo dominou os dois primeiros campeonatos, mas a Ferrari e a Maserati tornaram-se forças dominantes até meados da década, quando a Mercedes-Benz arrasou a concorrência com os revolucionários W196.
A Maserati e a Ferrari voltaram a dominar, mas por pouco tempo, porque os pequenos construtores ingleses, Vanwall, Lotus e Cooper, asseguraram a transição dos motores dianteiros aos motores centrais traseiros.
Nos pilotos, o argentino Juan Manuel Fangio destacou-se, numa década em que muitos grandes pilotos morreram em acidentes, como Peter Collins, Luigi Musso, Onofre Marimon, Luigi Musso e Stuart Lewis Evans.
Dois campeões do mundo, Alberto Ascari e Mike Hawthorn, também não sobreviveriam para ver as evoluções que a Fórmula 1 receberia nos anos 60.Veja a nossa galeria de imagens da Fórmula 1 dos anos 50.
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