Peugeot, a história de 210 anos de reinvenção

31/08/2020

A propósito das celebrações dos 210 anos da muito estimada Peugeot, o que sabemos delas? Esta é a marca que se reinventa desde o seu primeiro dia, a 26 de Setembro de 1810, e mantém o espírito de leão bem forte. É de salientar que a Peugeot têm uma forte e antiga presença em Portugal, e que se manteve em 2019, com os dados a indicarem a segunda maior cota do mercado automóvel português, logo a seguir à Renault. A Peugeot mantém a sua tradição de confiança e robustez, que tanto caracteriza as suas máquinas, orgulhosas ostensoras do leão!
O emblema da marca Francesa quando foi criada

Um facto curioso da história da Peugeot, é a diversidade de produtos que já produzir e/ou produz para além de automóveis. Sendo o primeiro automóvel do mundo construído em 1886 por Karl Benz, a já anciã Peugeot não se deixou ficar para trás, lançando o seu primeiro modelo Tipo 1 logo em 1889. Pese embora fosse um modelo movido à combustão de óleo para gerar vapor, Armand Peugeot logo garantiu a licença para a produção do motor de combustão interna. Foi um Peugeot que cruzou pela primeira vez as estradas italianas, logo em 1893, o Tipo 3. Este foi também o primeiro automóvel a percorrer 14 mil quilómetros, um feito dantesco à época, que se capitalizou em grandes vendas.

A presença da Peugeot no desenho e fabrico de bicicletas é mais antigo que o dos automóveis, e no leque de itens Peugeot podemos encontrar moinhos de especiarias, moinhos de café, motas, bicicletas, utensílios diversos e até armas!

Provavelmente todos os leitores conhecem o Peugeot 206, o automóvel de maior sucesso comercial da marca, com mais de 8 milhões de unidades vendidas. Outros grandes nomes da marca incluem o familiar 404, o dócil 205 o elegante 504 coupé e até o mais famoso 406 coupé. O primeiro grande Peugeot do mercado foi o 601, e a Peugeot manteve sempre na série 600 uma postura de grande qualidade e orgulho.

Peugeot 404, um modelo de sucesso da Marca

Outro dos grandes sucessos da Peugeot foi no desporto automóvel, com grandes entradas no Rally e no Dakar. É de recordar o Peugeot 205 T16 e o Peugeot 405 T16 como adversários soberbos na era dourada do rally. Também conta com a produção de automóveis eléctricos tão cedo como em 1941 com o seu VLV.

Peugeot 405 T16 no Dakar

A marca do leão não pretende deixar a pandemia impedir as comemorações, e o seu momento alto das celebrações será marcado com um encontro e rally de 300 quilómetros a decorrer entre 2-4 de Outubro. Irá decorrer a partir de 1 de Setembro uma votação sobre o automóvel Peugeot mais emblemático de sempre, qual será o seu voto?