Dr. Wolfgang Porsche, Presidente do Conselho de Supervisão da Porsche AG, fez parte do desenvolvimento do 911 desde o primeiro dia: “Há 54 anos, estava pronto para fazer a minha primeira viagem pela estrada Grossglockner, nos Alpes, com o meu pai. A sensação de estar ao volante de um 911 é tão agradável agora como então. Isso deve-se ao facto de o 911 assegurar que os valores fundamentais da nossa marca são tão visionários hoje como eram no primeiro Porsche 356/1 de 1948”.
O Porsche 911 estabeleceu uma nova categoria e permanece no auge do segmento dos veículos desportivos de topo. Só em 2016, foram entregues 32.365 veículos em todo o mundo. No entanto, manteve a sua exclusividade ao longo das décadas e tornou-se um cobiçado item de coleccionador. A qualidade do 911 é lendária. Mais de 70 por cento de todos os 911 já construídos ainda estão aptos a serem conduzidos nos dias de hoje. Além disso, pode ser encontrado, frequentemente, no topo da classificação de qualidade, como o “Estudo de Qualidade Inicial” do instituto de pesquisa de mercado norte-americano J.D. Power.
A sua mitologia tem sido cultivada por inúmeros sucessos na competição automóvel. Concebido para a estrada e para a pista, nenhum outro veículo desportivo encarna esta receita de sucesso como o 911. Mais de metade das 30.000 corridas em que a Porsche saiu vencedora foram realizadas com o icónico modelo. O 911 emociona os fãs do desporto automóvel em todo o mundo nas inúmeras corridas em que participa.
A Porsche nunca se afastou do conceito do original 911. “Mas continuamos a aprimorar a tecnologia do 911, afinando e aperfeiçoando o veículo desportivo”, diz Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, “é por isso que continua a ser um veículo de última geração e tecnicamente inovador. Também fomos capazes de expandir a linha de modelos com muito sucesso através de derivações”.
Um factor significativo neste sucesso é o local de produção, na sede, em Zuffenhausen, onde todos os 911 são fabricados. Hoje, todos os veículos de duas portas – 911, 718 Boxster e 718 Cayman – e as suas diversas versões são produzidos numa linha de montagem, graças a uma abordagem de produção sofisticada. Os trabalhadores na linha de montagem são especialistas em até 200 tarefas diferentes e com a sua paixão e conhecimento, garantem que cada Porsche é entregue com a qualidade que é típica da marca. Uwe Hück, Presidente do Conselho de Empresa do grupo da Porsche, diz: “Não consigo imaginar a história de sucesso do 911 sem os funcionários Porsche. Hoje, temos o milionésimo 911. O bom é que nossos colegas ainda os constroem com a mesma dedicação com que construíram o primeiro modelo. A construção do Mission E em Zuffenhausen está marcar uma nova era na Porsche. E é claro que, se quisermos torná-lo um sucesso, vamos precisar dos nossos funcionários altamente qualificados e motivados. Eles vão certificar-se de que o Mission E é uma experiência emocional, assim como o nosso 911 sempre foi – e sempre será “.
O milionésimo 911 será propriedade da Porsche AG. Antes de ir enriquecer a colecção do Museu da Porsche, vai embarcar numa tournée mundial e irá percorrer algumas estradas nas Terras Altas da Escócia, em Nürburgring, nos Estados Unidos, na China e noutros locais a divulgar.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.