Porsche 911 Carrera RS 2.7, nascido para acelerar

13/08/2019

Este Porsche 911 Carrera RS 2.7 Touring é um exemplar da terceira série, maravilhosamente restaurado. O chassis nº. 911360463 foi vendido novo em Junho de 1973 a António Bastos, de Lisboa. É um dos apenas cinco entregues por encomenda especial em laranja Signal Orange (1414) com interior em couro preto.

Um Certificado de Autenticidade da Porsche mostra que este M472 RS foi equipado de fábrica com um tecto de abrir eléctrico, encostos de cabeça, vidros fumados e um sistema de som Blaupunkt com antena eléctrica. O Sr. Bastos enviou o seu RS para Angola, na época um território português, mas retornou para o continente em 1975 ainda na sua posse. Em seguida, passou por uma série de proprietários locais cujos nomes estão mencionados numa pesquisa detalhada realizada em 2015 por Jürgen Barth e registados na documentação que acompanha o ficheiro.

É importante ressaltar que, com o seu quinto proprietário, António Joaquim Póvoas Diegues, do Porto, este RS participou no Rally Portugal Vinho do Porto de 1979, ostentando o número 24. No 20º aniversário do Autódromo do Estoril em 1992, este RS terminou em primeiro lugar no Grupo 4, conduzido por António Simões do Paço, que foi seu proprietário de 1992 a 1994. Baseado nos documentos que o acompanham, este RS passou por um restauro completo por volta de 2012 e percorreu menos de 3000 km desde então. Pouco tempo depois, foi incluído no livro intitulado 50 Anos da Porsche em Portugal, destacando a história da Porsche em Portugal através de exemplares portugueses interessantes e os seus proprietários. Uma cópia do livro acompanha o automóvel.

Com um histórico de propriedade conhecido desde novo, bem como o motor e caixa de velocidades originais (raro para um Carrera RS 2.7), e um dos cinco modelos Touring terminados em laranja Signal Orange, este é um exemplar fascinante daquele que é, provavelmente, o Porsche 911 mais icónico. Seria bem-vindo por qualquer coleccionador e está pronto para ser apreciado pelo seu próximo guardião.

Este automóvel faz parte da Colecção Sáragga que irá ser leiloada pela RM Sotheby’s na Comporta no próximo dia 21 de Setembro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.