Porsche 962 que competiu no IMSA está à venda

22/07/2019

A Porsche é uma marca reconhecida em todo o mundo por participar nas mais variadas disciplinas do desporto motorizado. Mas foi nos campeonatos de resistência que demonstrou todo o seu poderio, com automóveis soberbos e tecnologia de ponta. Exemplo disso, a Porsche é a marca com o maior número de vitórias nas 24h de Le Mans, mais precisamente 19.

O Porsche 962 foi introduzido na competição em 1984, desenvolvido com base no 956, mas sob as regras do IMSA, sendo um dos automóveis desenvolvidos para a competição com maior sucesso da marca, dividindo os troféus entre as equipas de fábrica e as privadas, continuando competitivo até ao início dos anos 90. Foi um automóvel bastante utilizado por particulares, basta ver que dos 91 exemplares construídos, somente 16 foram utilizados oficialmente pela Porsche. O motor inicialmente utilizado deriva do utilizado pelo Porsche 934 de 2869 cc e seis cilindros boxer, mas aqui somente com um turbo K36, desenvolvendo cerca de 680 cv.

Este exemplar pertence aos cerca de 16 Porsche 962 desenvolvidos para competir no IMSA, vendidos a equipas privadas. As regras do IMSA eram diferentes das utilizadas na Europa e, dessa forma, o 962 necessitava de algumas alterações, em relação aos 952. O piloto passa a conduzir numa posição mais recuada, já que os pés tinham de estar atrás do eixo da frente e, por isso, a distância entre eixos era maior.

Este 962 é um dos primeiros exemplares construido em 1984, com o chassis número 962-102, foi entregue a Bob Akin, campeão em título do IMSA Camel GT Endurance do ano anterior. Bob chegou a um acordo com Mike Valentine, competindo pela equipa Valentine Racing, utilizando a mítica decoração da Coca-Cola. Durante as temporadas de 1984 e 1985, esta dupla conseguiu dois quartos lugares, nas 24h de Daytona e nos 600 km de Riverside, assim como a impressionante Pole Position, nas 12h de Sebring. Mas um acidente nos 500 km de Charlotte, em 1985, pôs fim à carreira desportiva deste 962.

Posteriormente integrou a colecção de Roger Penske, na qual permaneceu até 2005, quando foi vendido a Jim Torres, iniciando o seu restauro para as especificações originais. Reapareceu, pela primeira vez, no Rolex Monterey Motorsports Reunion, em 2009, passados 25 anos da última corrida, com Bobby Akin Jr. ao volante, filho de Bob Akin. Desde então pertenceu ao actual proprietários, competindo em várias provas de clássicos, assistido pela Canepa, estando agora à procura de um novo dono.

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