“A tradição é um compromisso. Sem a nossa tradição e sem os nossos valores fundamentais, não estaríamos onde estamos hoje “, explicou Blume. “Nós planeamos para mantermos no futuro o padrão de excelência técnica estabelecido por Ferry Porsche. A mobilidade dinâmica inteligente tem um grande futuro à frente. E temos uma sólida experiência tecnológica, funcionários criativos e um espírito de equipa único para estarmos lá. Temos o que é necessário para garantir que a marca Porsche continua a fascinar – mesmo por mais 70 anos”.
A história da marca Porsche começa em 1948. No entanto, a base do construtor de veículos desportivos assenta na vida de trabalho do professor Ferdinand Porsche – trabalho que o seu filho, Ferry, continuou. Ferdinand Porsche já tinha projectado inovações pioneiras para a indústria automóvel no início do último século. Em 1900, construiu um veículo eléctrico com uma unidade de cubo de roda conhecido como Lohner-Porsche, um veículo que serviu de base para o primeiro automóvel de passageiros com tracção integral do mundo. No mesmo ano, Ferdinand criou um modelo para veículos híbridos com o desenvolvimento de uma motorização híbrida gasolinaeléctrico. Em 1931, Ferdinand Porsche fundou seu próprio escritório de engenharia. O “Berlin-Rome Car”, exibido em 1939, foi o início da sua ideia de veículo desportivo com o nome Porsche, embora este sonho só tenha sido realizado pelo seu filho Ferry, em 1948, com o Type 356.
O sucessor do modelo 356, o Porsche 911, projectado pelo filho de Ferry Porsche, Ferdinand Alexander, deu finalmente à empresa o seu avanço como um dos principais construtores de veículos desportivos do mundo, tanto do ponto de vista técnico como de design. O Porsche 911, apresentado ao público pela primeira vez em 1963, foi construído mais de um milhão de vezes. “Embora o 911 tenha sido consistentemente desenvolvido nas décadas seguintes e tenha sido aprimorado diversas vezes com novas e inovadoras tecnologias, nenhum outro veículo conseguiu manter a sua essência original da mesma forma como o 911”, diz Blume. “Todos os modelos Porsche a serem desenvolvidos agora e no futuro terão por base este veículo desportivo. Como peça central da marca, o 911 tornou-se o modelo desportivo de sonho, ganhando o coração de entusiastas em todo o mundo”.
O futuro dos veículos desportivos da Porsche está a chegar à linha de partida sob a forma do Mission E, o primeiro modelo de Zuffenhausen movido a tecnologia puramente eléctrica. Este conceito de veículo combina o design emocional característico de um Porsche, com o desempenho de condução excepcional e a funcionalidade no dia-a-dia para o futuro. O modelo de quatro portas com quatro lugares individuais oferece um sistema de mais de 440 kW (600 cv) e uma autonomia de mais de 500 km, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos e um tempo de carregamento de cerca de 15 minutos para 80 por cento da capacidade de energia eléctrica necessária. A Porsche investiu cerca de um bilhão de euros neste projecto futurista, criando mais de 1.200 postos de trabalho adicionais apenas na fábrica de Estugarda-Zuffenhausen, onde o Misson E será construído. “A Porsche sempre será a Porsche – a marca líder para a mobilidade exclusiva e desportiva”, reforça Oliver Blume.
A Porsche comemora o seu aniversário deste ano com inúmeras actividades em todo o mundo.Dia 3 de Fevereiro será aberto o “The Porsche Effect” no Petersen Automotive Museum, em Los Angeles. Na Alemanha, a primeira exposição dos “70 anos de veículos desportivos da Porsche” estará aberta de 20 a 31 de março, no “DRIVE, Volkswagen Group Forum”, em Berlim. O Museu Porsche também realizará as suas próprias acções de celebração do aniversário com uma exibição abrangente de exposições especiais no dia 9 de Junho. No mesmo dia, a Porsche vai convidar os fãs para o “Dia dos veículos desportivos” em todos os seus Centros espalhados pelo mundo. Para o fim-de-semana de 16 e 17 de Junho, o construtor de automóveis desportivos vai convidar funcionários, moradores de Zuffenhausen e potenciais clientes para uma festa pública no e em torno do Museu Porsche. O “Festival da velocidade” realizado de 12 a 15 de Julho, no circuito de Goodwood, no Reino Unido, também será palco de comemorações do aniversário, bem com a “Rennsport Reunion” na Califórnia, de 27 a 30 de Setembro. As celebrações serão concluídas com o evento “Sound Night” que será realizado pela primeira vez na Porsche Arena, em Estugarda, a 13 de Outubro.
Veja a galeria com alguns dos mais emblemáticos modelos desportivos da Porsche ao longo dos seus 70 anos.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.