Quando o Mazda MX-5 se transforma num desportivo britânico dos anos 60

22/09/2019

O Mazda MX-5 foi um automóvel que, como todos os aficionados sabem, foi buscar inspiração aos pequenos desportivos britânicos dos anos 60 e 70. O Reino Unido sempre foi um país rico em desportivos leves e ágeis, tendo vários pequenos construtores especialistas na produção desse tipo de automóveis com base em outros automóveis e mecânicas vulgares, tornando estas muito mais apelativas. É em tudo isso que o Mazda MX-5 se baseia, motores não muito potentes, distribuição de peso quase perfeita e uma condução que pede bastantes curvas e estradas reviradas.

Quando a isto se junta uma estética inspirada nos desportivos britânicos dos anos 60 e 70, a receita para um “clássico moderno” está completa. Foi nisso que a Pit Crew Racing pensou ao produzir um kit para a carroçaria inspirado nesses desportivos, transformando por completo o design do MX-5, parecendo mesmo um verdadeiro clássico dos anos 60, ficando muito semelhante ao Ginetta G4.

A Pit Crew Racing é uma empresa nipónica, situada junto ao circuito Suzuka, criada por Mr. Uezono, especialista na produção de peças para os Mazda MX-5, tanto para alterações estéticas, como para alterações mecânicas. Esta alteração retro é mais proeminente na frente, onde desaparecem os faróis escamoteáveis, no caso de o automóvel em questão ser um MX-5 da geração NA, dando lugar a uma frente em fibra de vidro FRP e a uns faróis Lucas P700 Tripod, com lâmpadas de 55/65w. Na traseira também há alterações, podendo ser adicionados dois farolins mais pequenos, típicos dos automóveis britânicos.

Estes kits foram desenvolvidos, inicialmente, para a geração NA do MX-5 e posteriormente foram produzidos para os NB. Hoje em dia este kit estético é extremamente raro e os preços chegam a ser exorbitantes, principalmente para os MX-5 NB, para os quais foram produzidos em menor número.