Quatro estrelas de Hollywood que participaram em Le Mans

29/07/2022

Nas 24 Horas de Le Mans deste ano duas celebridades do mundo do cinema competiram na prova de resistência mais conhecida do mundo. Ao volantes do Porsche 911 RSR-19 número #93 estava Michael Fassbender e com um automóvel idêntico mas com o número #88 encontrava-se Patrick Dempsey, agora o responsável pela equipa Dempsey-Proton Racing.

Ambos seguiram as pisadas de Steve McQueen e Paul Newman como actores que trocaram os guiões de filmes pela famosa corrida francesa.

Michael Fassbender

Fassbender esteve três anos a preparar-se para a sua primeira prova em Le Mans, depois de discutir a ideia com Patrick Dempsey num vôo que partilharam de Londres para Los Angeles. Dempsey entrou em contacto com a equipa da Porsche e a estrela dos X-Men rapidamente se inscreveu na Porsche Driving and Racing Experience. Fassbender competiu na temporada de 2019 na Porsche Super Sports Cup da Alemanha, e conseguiu terminar em décimo terceiro lugar.

De seguida ocorreram as duas temporadas na European Le Man Series com Fassbender a acabar o campeonato em quinto lugar. “Michael pode não possuir um talento natural, mas é trabalhador”, declarou o seu colega de equipa Richard Lietz durantes as preparações para a maior prova em que Fassbender participou, em 2022.

Em parceria com Zacharie Robichon e Matt Campbell na classe GTE Am, o actor não teve o que se pode chamar de uma estreia impecável no Circuito de la Sarthe. Fassbender teve um acidente durante a qualificação e mais duas vezes durante a noite, mas felizmente, em cada ocasião, a sua equipa conseguiu colocar o automóvel a funcionar novamente. A equipa acabou a prova em 16º na classe.

Patrick Dempsey

Patrick Dempsey, ou “McDreamy”, para os fãs da série Anatomia de Grey, conseguiu realizar os seus sonhos em Le Mans, ao competir quatro vezes e ao subir ao pódio na sua última tentativa, em 2015. A carreira de piloto do actor começou com algumas etapas na série Panoz em 2004 e em 2008 mas Dempsey já competia regularmente na Rolex Sports Car Series e em 2009, juntou-se à Equipe de Engenharia Avançada de Seattle para a sua primeira tentativa na mítica prova das 24 Horas de Le Mans e conseguiu terminar em nono na classe GT2.

Depois de ganhar mais experiência na Rolex e na American Le Mans Series, Dempsey regressou à França em 2013 já com a sua própria equipa, a Dempsey Del-Piereo Proton. No fim da prova, Dempsey quase alcançou o pódio ao ficar em quarto lugar, mas não se deu por vencido, perseverou e regressou em 2014 a terminar em quinto lugar. Finalmente, em 2015 conseguiu chegar ao pódio em segundo lugar.

Dempsey já não compete, mas continua a ser visto nas boxes como chefe da sua equipa. Em 2022, a Dempsey-Proton preparou dois automóveis mas apenas um concluiu a prova, em quinto lugar.

“Como actor, não temos controlo em nada na nossa carreira, excepto quando somos os directores ou os escritores. Mas assim que cruzamos a meta numa corrida sabemos que depende apenas de nós. É algo muito humilhante, muito inspirador e o desafio está em ultrapassar os nossos limites”, disse Dempsey ao jornal The Times.

Paul Newman

Se alguma vez uma corrida parecia que pertencia a um guião de Hollywood, seria a de Le Mans de 1979. O herói deste filme foi Paul Newman, de 54 anos, que participou pela primeira vez na prova com um Porsche 935. Claro, que nesta trama, o piloto era o “underdog” com um automóvel que nunca iria conseguiri competir contra os Porsches da equipa oficial da marca ou contra os Mirages equipados com motores Cosworth.

Durante a corrida os líderes da prova enfrentam problemas e a batalha passa para Kremer e Gelo, com o automóvel de Dick Barbour e de Newman logo atrás. O que ninguém esperava foi a chuva torrencial que fez o ritmo diminuir drasticamente.

Com apenas algumas horas até ao fim da corrida, o automóvel que estava na frente do pelotão tem um problema na correia de transmissão e é obrigado a ir às boxes. Quando regressa das boxes, Newman reduziu a distância de para apenas quatro voltas. O público esperava de ver o herói de Hollywood triunfante para terem as esperanças refutados por uma porca defeituosa, dando a vitória a Kremer.

Newman nunca voltou a participar em Le Mans mas ficou famoso por continuar a competir até aos 80 anos.

Steve McQueen

O indiscutível rei King of Cool, Steve McQueen uma vez disse “Corrida é vida. Tudo o que vem antes ou depois é apenas uma espera”. Das motos sujas de On Any Sunday ao pódio em Sebring, McQueen estabeleceu-se como um grande talento tanto ao volante como na tela, mas nunca conseguiu cumprir seu objetivo final, competir em Le Mans.

Em 1970, McQueen estava numa produção para um projecto de um épico de corrida e, como parte das filmagens, planejava competir na corrida de 24 Horas de Le Mans. Ele esperava que um grande resultado nas 12 Horas de Sebring persuadisse os organizadores do l’Automobile Club de l’Ouest (ACO) e que estes permitissem a sua inscrição na grelha. Apesar de estar com gesso num dos pés devido a um um acidente de bicicleta, McQueen manobrou o seu Porsche 908/2 e ficou em segundo lugar na Flórida, apenas para que a produção o impedisse de participar na lendária corrida de Le Mans. O actor não voltou a competir profissionalmente.