R68 ISDT, a avó da BMW GS

07/03/2023

Em Outubro de 1951 a BMW apresentou a R68, uma mota desportiva com base na R67/2. A sua produção durou apenas até 1954, com um total de 1.452 unidades construídas, fazendo com que seja das motas com menor tempo de produção e das mais raras da marca germânica.

A R68 utiliza o motor boxer de dois cilindros 268/1 arrefecido a ar, com 594cc de cilindrada, válvulas à cabeça e um carburador Bing de 26mm, produzindo 35cv às 7.000rpm. Acoplado ao motor está uma caixa manual de quatro velocidades e a potência é enviada para a roda traseira através de um eixo. A R68 consegue atingir os 169km/h de velocidade máxima, fazendo com que seja a primeira BMW a ultrapassar as 100mph.

Para os motociclistas que gostavam de experiências fora de estrada, a BMW disponibilizou uma versão destinada à competição designada BMW R68 ISDT, onde ISDT significava “International Six Days Trial”, uma das provas mais duras do motociclismo.

Esta versão vinha com apenas um escape, ao contrário do modelo tradicional que vinha equipado com dois escapes além de outras alterações para um melhor desempenho fora de estrada. Em muitos aspectos, a R68 ISDT foi a avó das BMW GS que hoje conhecemos.

Presente neste artigo está uma rara BMW R68 ISDT de 1952, com o chassis número 650220, que foi submetida a um extenso restauro, ficando em estado de concurso. Este exemplar é ainda matching numbers, pois tem o quadro e o motor originais, assim como a matrícula do fabricante.

Foi levada a leilão no passado dia 28 de Janeiro, num evento organizado pela Mecum em Las Vegas, sendo vendida por 77 mil dólares, cerca de 72 mil euros.