Rally de Portugal Histórico regressou à estrada com 73 equipas

08/10/2022

Ao longo de 15 edições, o Rally de Portugal Histórico ganhou reputação internacional e conseguiu honrar a história e o legado do melhor rally do mundo. Esta missão continua a atrair equipas de vários pontos da Europa e a motivar a estrutura do ACP Motorsport. Este ano, a prova terá um total de 2060 quilómetros divididos por quatro etapas, com partida e chegada ao Estoril, envolvendo 73 equipas de nove nacionalidades diferentes. Entre estas, mais de 80% são estrangeiras, com destaque para o pelotão oriundo de França, com 36 concorrentes, que se vai juntar a equipas de Portugal, Espanha, Andorra, Bélgica, Suíça, Letónia, Rússia e Grã-Bretanha.

O desafio? Cumprir 43 Especiais de Regularidade Histórica, em estradas e kartódromos da região Centro e Norte, ao volante de automóveis tão lendários como o Porsche 911 (tradicional dominador do Rally de Portugal Histórico, com dez vitórias em 15 edições), Jaguar E-Type, BMW 2002, Lancia Fulvia, Mercedes-Benz SLC, Ford Escort, Alfa Romeo Giulia, entre tantos outros. Do automóvel mais antigo em prova, um ‘very british’ Austin Healey 100/6 de 1957, guiado pelo belga Denis Duquenne, ao mais recente, o Porsche 911 Carrera 2 do português Sandro Afonso, estão compreendidas mais de três décadas de engenharia e de história do automóvel.

Viagens no tempo

Novamente integrado no programa do Estoril Classics, o Rally de Portugal Histórico tem a partida e a chegada marcada para os belíssimos Jardins do Casino Estoril, com os concorrentes a alinharem as suas viaturas no Hotel Palácio Estoril. O percurso secreto, normalmente duro e seletivo, começou ontem, com a primeira etapa da competição a ligar o Estoril à Figueira da Foz, com uma passagem pelo Kartódromo dos Milagres, em Leiria, num percurso total de 254,1 quilómetros.

A segunda etapa, na quarta-feira, feriado de 5 de Outubro, vai ligar as cidades da Figueira da Foz e Viseu, com passagens por alguns dos locais míticos do Rally de Portugal, como Arganil ou Montalto, num total de 273,5 quilómetros.

A terceira etapa terá partida e chegada a Viseu, com uma incursão à região do Alto Tâmega, com passagem em Montalegre e uma especial disputada no seu famoso circuito. Da vila barrosã, os concorrentes rumam depois à região do Douro e à cidade de Lamego, antes do regresso a Viseu, que completa uma exigente etapa com quase 400 quilómetros, 176,92 dos quais em modo de competição.

A quarta e derradeira etapa é mais longa de todas e liga Viseu ao Estoril, com passagens pela cénica Barragem da Aguieira e pela cidade de Pombal, antes da chegada aos Jardins do Casino do Estoril, já na madrugada de Sábado. Será um momento de realização para os resistentes, mas também de consagração para os vencedores, uma sensação bem conhecida para os belgas Yves Deflandre e Jennifer Hugo, que procuram este ano a sua terceira vitória na prova, ou os franceses Christophe Baillet e Pierre Colliard, vencedores do Rally de Portugal Histórico no ano passado.

Programa

5 de Outubro
08h00 – Partida para a 2ª Etapa (2ª Secção)
13h00 – Chegada da 2ª Secção (Arganil)
15h00 – Partida para a 3ª Secção
19h15 – Chegada da 2ª Etapa – Viseu (3ª Secção)

6 de Outubro
08h00 – Partida de Viseu para a 3ª Etapa (4ª Secção)
12h45 – Chegada da 4ª Secção (Montalegre)
15h00 – Partida de Montalegre para a 5ª Secção
20h00 – Chegada da 3ª Etapa – Lamego (5ª Secção)
21h45 – Partida para a 6ª Secção
00h00 Chegada da 3ª Etapa (6ª Secção)

7 de Outubro
08h30 – Partida para a 4ª Etapa (7ª Secção)
12h30 – Chegada da 7ª Etapa
14h30 – Partida para a 8ª Secção
19h25 – Chegada da 8ª Secção
20h30 – Partida para a 9ª Secção

8 de Outubro
00h50 – Chegada da 9ª Secção
01h00 – Partida da 10ª Secção
02h00 – Chegada da 4ª Etapa (10ª Secção)
09h30 – Publicação da Classificação Provisória
13h00 – Distribuição de Prémios