Raro Chevrolet Camaro SS Baldwin Motion Phase III vai a leilão

20/01/2021

A Baldwin Motion pode dizer pouco a nós europeus, mas foi uma empresa com grande reputação nos anos 60 e 70, devido à criação dos seus modelos de grandes performances, com base, principalmente, nos Chevrolet Corvette e Camaro, criando automóveis muito rápidos. Foi fundada em 1967, através da fusão da Baldwin Chevrolet, um concessionário de Baldwin, Long Island, e a Motion Performance, criando máquinas que saíam do concessionário já preparadas, e mantendo a garantia de fábrica.

Infelizmente, a empresa foi obrigada a encerrar em 1974, por força da EPA e da DOJ, pois a Baldwin Motion retirava todos os equipamentos antipoluição dos automóveis, no entanto, não foi só por isso, visto que na época, os automóveis americanos de alta velocidade estavam a passar uma fase complicada, devido ao livro Unsafe at Any Speed de Ralph Nader.

Apesar de não ter a fama da Shelby, da Yenko ou da Roush, a Baldwin Motion fazia trabalhos incríveis, como por exemplo, com as alterações da Phase III, esta garantia que os automóveis atingiam os quase 200 km/h em cerca de 12 segundos.

O exemplar presente neste artigo é um dos raros Chevrolet Camaro SS Baldwin Motion Phase III, que foi restaurado por Scott Tiemann da Supercar Specialties. As alterações para a Phase III incluíam o motor V8 LS6 de 7,4 litros com 525cv, chegando a potência às rodas traseiras através de uma caixa M21 de quatro velocidades e um eixo Positraction, com uma relação de 4.10.

Além do motor, este Camaro tem ainda o spoiler traseiro do Camaro COPO, admissão COPO em alumínio, um filtro de ar menos restrito, tampas do motor Phase III, suspensão Super Bite, sistema de escape completo Hooker, jantes Cragar SS, capot e escame de cor da Motion.

Após estar na colecção particular de Les Quam, este exemplar irá a leilão, num evento levado a cabo pela Mecum em Kissimmee, de 7 a 16 de Janeiro, sem valor estimado devido à sua raridade. Junto com o automóvel, segue ainda um reclame luminoso em néon da Baldwin Motion, de 36”.