Revs Institute inaugura exposição sobre a mascote da Rolls-Royce

23/11/2022

Os primeiro automóveis, com motores de combustão interna, tinham o radiador do exposto de forma a permitir que os indicadores de temperatura estivessem visíveis para o condutor. Com o avançar da tecnologia estes mostrados passaram a ser obsoletos e deslocaram-se para o interior do automóvel. A partir deste ponto a imaginação começou a “dar asas” e deu-se o início da personalização das mascotes de radiadores. Entre a década de 20 e a década de 50 estas mascotes tornaram-se muito populares.

 

Umas das mais conhecidas e celebres de todas as mascotes é a Spirit of Ecstasy, da Rolls-Royce. Diz-se que a estatueta foi inspirada na secretária de Lord Montagu, um pioneiro do movimento automóvel e editor da revista “The Car Illustrated”. O design original foi modificado para ser usado pela Rolls-Royce, apesar de Henry Royce nunca a ter aprovado por achar que não beneficiava o produto final.

Agora a Revs Institute na Florida, nos Estados Unidos da América, abriu uma exposição dedicada à mascote da Rolls-Royce que vai se encontrar patente até Setembro de 2023.

Nesta exposição encontra-se seis exemplos, significativos, da Spirit of Ecstasy emprestada ao Revs Institute por um coleccionador privado local, Jon Zoler.

O tema da exposição é Velocidade, elegância, poder e beleza, os princípios que inspiram o escultor britânico, Charles Sykes, a desenvolver este icónico emblema.

O co-fundador da marca britânica, Henry Royce não gostava que os proprietários privados adicionassem as suas próprias mascotes aos automóveis. Devido a esse factor foi convencido, pelo director administrativo Claude Johnson em 1910, que a marca deveria criar uma mascote própria. O trabalho ficou atribuído a Skyes e passado mais de 100 anos a Spirit of Ecstasy continua a ser a elegante embaixadora da marca.

“Temos o privilégio de exibir seis mascotes, generosamente emprestadas, para contar uma história de evolução estilística, destacar o trabalho de Charles Sykes e educar os visitantes sobre as origens do Spirit of Ecstasy”, disse o fundador do Revs Institute, Miles C Collier.

A exposição “Spirit of Ecstasy” do Revs Institute está localizada, ao lado do Rolls-Royce Silver Ghost Tourer de 1914 . Para acompanhar a arte de Sykes itens importantes da colecção de Miles Collier serão exibidos ao lado destas seis mascotes.