Rider vai para a estrada esta Sexta-Feira com mais de 80 automóveis e motos clássicas

07/06/2023

O Rider, o passeio de motas e automóveis clássicos, organizado pelo Museu do Caramulo, vai para a estrada já esta Sexta-Feira, dia 9 de Junho.

Os mais de 80 participantes em motas e automóveis clássicos com mais de 30 anos, oriundos de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e até dos Países Baixos – um novo recorde de inscritos desde que o Rider foi organizado, pela primeira vez, em 2011 – irão escrever novas histórias no asfalto de estradas que combinam paisagens serpenteantes por serras e montanhas, a beleza cénica do Rio Dão, e a rica e variada gastronomia tipicamente beirã.

Entre a caravana deste verdadeiro museu-vivo sobre rodas, destacam-se modelos e marcas de motas e automóveis intemporais entre apreciadores do universo dos clássicos, tais como a Moto Guzzi 850 T3, BMW R1100R, BSA M20 500, Laverda 1000 e Kawasaki GPZ 500 S, e, entre os automóveis, o Triumph TR3, Ford RS Cosworth, BMW M3, Porsche 911 Carrera 3.2, Alfa Romeo Giulietta Spider Veloca e Ferrari 400i.

Com início e chegada à vila do Caramulo, o programa do Rider 2023 incluirá passagens pelas regiões do Luso, Mondego e Viseu, ao longo dos três dias de que se compõem o evento. Sendo o Rider uma autêntica experiência de degustação para petrolheads, o programa irá integrar uma visita exclusiva a uma colecção privada de automóveis e a uma oficina de competição, subida do mítico traçado da Rampa do Caramulo, visita ao Museu do Caramulo, e ainda um jantar temático no Caramulo Experience Center.

Os mais de 80 participantes irão ter a oportunidade de conhecer alguns dos ex-libris que compõem a riqueza cultural da Região Centro, entre eles a Barragem da Gralheira, no concelho de Anadia, e ainda uma passagem por Macieira de Alcôba, considerada uma das aldeias históricas mais típicas em Portugal

Para o último dia de Rider, o Caramulo será palco de uma pequena feira de automobilia, animada pela presença de expositores de peças, ferramentas e parafernália variada para coleccionadores do universo das duas e quatro rodas, como é o caso das placas publicitárias. O triciclo Cudell De Dion de 1898 irá sair à rua pela primeira vez e, para lhe fazer companhia, o Peugeot de 1899 e a réplica do primeiro carro do mundo, o Benz de 1886, irão juntar-se para, numa celebração da era pioneira do automobilismo, fechar com chave de ouro a décima segunda edição do Rider.