Delahaye 175 S Saoutchik Roadster
Subtil é algo que este fabuloso automóvel não é, mas na minha opinião continua a ser o clássico mais elegante. Baseado no chassis do Delahaye 175, esta versão roadster foi talhada especialmente para a estrela Diana Dors pela conceituada Saoutchik. É o azul celestial conjugado com os extensos cromados que conferem a este clássico o estatuto de magico. Em Agosto de 2010 foi leiloado por três milhões de dólares, na Califórnia.
Duesenberg Model SJ
Bastante apreciado pela elite americana e pela mafia, o Duesenberg era o carro de luxo mais veloz da América. Bastante requisitado pela sua escrupulosa construção e fiabilidade, o construtor gozou de uma popularidade sem limites. A procura era tanta, e o preço tão elevado, que a empresa vendeu bastantes chassis com motor, sem qualquer trabalho de carroçaria feito. Fruto da paixão automóvel dos dois irmãos Duesenberg, a marca era gerida na totalidade por eles, sendo August and Frederick responsáveis pelo design, teste e construção destas máquinas intemporais. Varias inovações como os travões de disco às quatro rodas e árvore de cames à cabeça foram introduzidas nos seus automóveis. Vários exemplares foram usados como publicidade, posando com estrelas de Hollywood. Podemos encontrar vários modelos desta marca em Auburn, EUA, no museu dedicado à conservação do passado das marcas Auburn, Duesenberg e Cord.
Chrysler Imperial
As linha deste clássico mostram a dedicação da Chrysler em atingir o topo do mercado americano. Sendo o melhor que a marca tinha para oferecer, em 1963 o Chrysler imperial sofre alguns aperfeiçoamentos estéticos, em parte devido a Elwood Engel, que fora estrategicamente «alienado» à concorrente Lincoln/Ford. Pessoalmente, acho que não poderia ter sido atribuído melhor nome a este automóvel cheio de um carisma imperial.
Mercedes-Benz 540K Spezial Roadster
Foi em 1936 que o mundo espreitou pela primeira vez o mítico 540K Spezial Roadster. Capital do belo e do extravagante, foi mais uma vez paris que desvendou este clássico muito Spezial. Digno de umas linhas aerodinâmicas e equipado com um supercharger, este automóvel foi durante muitos anos o mais rápido do mundo, alcançando cerca de 170 km/h. A elegância deste modelo prende o olhar de qualquer um, apenas o suficiente para valer perto de 10 milhões de dólares.
Cord 810/812
Rolls-Royce Phantom I Coupe
Possivelmente o clássico com o design mais ousado, o Phantom inspira toda uma sensação de exclusividade difícil de superar. A massiva grelha frontal, as linhas aerodinâmicas bastante à frente do seu tempo, e os interiores luxuosos, são a imagem de marca deste fabricante à mais de um século. Quem será o sortudo que alberga um destes exemplares na sua garagem? Em 1991 reaparece um exemplar no mercado atingindo perto de três milhões de euros. Parece-me uma excelente compra!
Edgar Freitas / Jornal dos Clássicos