Sétima edição do RallySpirit Altice regressa com gloriosas máquinas de ralis

30/05/2022

A sétima edição do RallySpirit Altice, que ocorre de 2 a 5 de Junho, num dos maiores Rally-Legends europeus, que há muito se transformou também num dos mais apreciados espetáculos de desportos motorizados, em Portugal promete muitas emoções. Máquinas de outros tempos, como os fantásticos Audi Sport Quattro, Lancia Stratos, Toyota Celica Twin Cam Turbo ou Toyota Corolla WRC, entre tantos outros, voltam a marcar presença neste encontro. No Norte do país, mais de 100 equipas, 30% estrangeiras, desafiam o verdadeiro espírito dos ralis.

Esta prova já incontornável no panorama dos principais Rally-Legends europeus e inserido no calendário do Slowly Sideways Europe (juntamente com o Eiffel Rally Festival, o Alsace Rallye Festival e o Rallye Festival Spa-Francorchamps), o RallySpirit Altice volta a reunir, este ano, alguns dos mais fantásticos e emblemáticos automóveis de ralis de todas as gerações, num ambiente de descontração e festa, mas onde o capítulo desportivo não é relegado para segundo plano.

A sétima edição da prova volta a revelar-se uma oportunidade única para milhares de entusiastas “viajarem no tempo” e observarem, em acção, modelos icónicos que marcaram a história da disciplina motorizada desde os anos 70 até aos dias de hoje, num saudável conflito de gerações.

Entre as máquinas que prometem arrancar mais admiração, destaque para modelos originais, como o Opel Ascona 400 (ex-Walter Röhrl), o Toyota Celica Twin Cam (ex-TTE, Lars Erik Torph), o Toyota Corolla WRC (ex-Didier Auriol e ex-Pedro Matos Chaves), o Subaru Impreza 555 (ex-Colin McRae), ou o Lancia Delta Integrale (ex-Juha Kankkunen). Mas outros, como dois Audi Sport Quattro E2 o expoente máximo da reconhecida geração de ouro dos ralis da década de 80, dois Lancia Stratos um verdadeiro ex-libris dos ralis dos anos 70 ou ainda modelos como o Alpine-Renault A110, Porsche 911, Nissan 240 RS, Talbot Sunbeam Lotus, Ford Escort RS ou BMW M3, também prometem animar a edicção deste ano da prova.

À qualidade das participantes, junta-se também a quantidade, já que à partida da prova tutelada pela X-Racing e organizada, no terreno, pelo Clube Automóvel de Santo Tirso, estarão mais de 100 equipas.

Um acréscimo de participantes que terá correspondência no aumento da estrutura da prova. Com efeito, em 2022, o RallySpirit Altice conta com 112,62 quilómetros de provas especiais fazendo com que se alinhasse com as restantes provas do Slowly Sideways Europe), divididas em dez classificativas disputadas ao cronómetro e duas “Boucles” (em Barcelos e Gaia), que privilegiarão o espetáculo em detrimento do factor competitivo, com várias equipas em perseguição no mesmo troço.

O RallySpirit Altice 2022, disputar-se-á, assim, ao longo de três dias, apresentando a inclusão de três espetaculares novas classificativas – Barcelos Norte, Vila Verde e Amares -, que, pela sua exigência técnica, prometem selectividade entre as equipas mais rápidas. Das edições anteriores, mantêm-se as classificativas Barcelos Oeste (ex-Laúndos), Barcelos Sul (ex-Barcelos) e Santo Tirso (ex-Assunção), num esquema competitivo diversificado e que agradará tanto a equipas como ao público.

Fora dos troços, os muitos espectadores que são esperados também poderão viver as emoções do evento no centro de Barcelos (Campo da Feira), na Marginal de Vila Nova de Gaia, no Jardim das Sobreiras – Foz, no Porto, bem como no centro de Famalicão, Santo Tirso e Amares.

Pedro Ortigão, responsável da X Racing, a entidade promotora do evento, sublinha, “Estamos muito motivados por colocar na estrada mais uma edição do RallySpirit Altice. Trata-se de uma prova renovada, que, além de consolidar o apoio das habituais câmaras municipais, confirma a entrada de quatro novas, que atestam a validade do projecto. Este ano, a prova será mais longa, de forma a ir de encontro aos restantes Rally-Legends do Slowly Sideways Europe e com o objectivo de reforçar o seu estatuto também no panorama internacional. Por isso, estamos orgulhosos do caminho que temos vindo a traçar e muito confiantes no futuro. Mas quero deixar um agradecimento especial aos participantes, público e patrocinadores, pois sem eles esta grande festa dos ralis seria impossível de realizar”.

Horários
Dia 2 de Junho – 21h00 às 24h00
Dia 3 de Junho – 09h00 às 24h00
Dia 4 de Junho – 09h00 às 24h00
Dia 5 de Junho – 09h00 às 16h00