Silverstone Interactive Museum, uma visita para todos os apaixonados do mundo automóvel

23/03/2023

O Reino Unido merecia um museu dedicado ao mundo do desporto automóvel que representasse e homenageasse a história que o país tem neste desporto. Desde o fim da colecção do Grande Prémio de Donington fechou definitivamente no final de 2018.

 

Dois anos depois, Silverstone, “a casa do automobilismo britânico”, cumpriu a sua antiga promessa de um museu e foi aberto por Lewis Hamilton e pelo Príncipe Harry – apenas para o mundo fechar temporariamente e Silverstone reclamar mais de 1 milhão de libras em subsídios para assegurar que o museu sobrevivesse à pandemia.

Situado perto do Bridge Corner, é um edifício igual a todos os outros mas destaca-se devido ao jardim situada na parte de trás do edifício. Ao subir os degraus do átrio, encontra-se suspenso um Mercedes-Benz F1 W07 Híbrido de 2016, e nos fins-de-semana de corrida, os automóveis podem ser vistos à distância a travar com força em Brooklands e depois tentativamente acionando e deslizando à volta de Luffield. Uma distracção ideal enquanto os visitantes esperam que as portas se abram.

Este é um museu que se destaca fortemente na parte ‘interactiva’ do nome. Onde Donington compreendia uma amálgama impressionante mas inteiramente estática de automóveis de competição e veículos militares, o museu de Silverstone é uma experiência moderna.

Os seus fundadores sabem muito bem que a história de Silverstone não começou em 1950, quando as corridas do Grande Prémio do Mundo começaram aqui, ou em 1948, quando 100.000 participaram no primeiro Grande Prémio Britânico, ou mesmo em 1947, quando um agricultor, num fim-de-semana tranquilo, deixou alguns pilotos amadores fazerem uma corrida na sua propriedade.

Entre todos os pontos de contacto históricos sobre Silverstone o museu também alberga artefactos fascinantes comoo formulários de inscrição em corridas de jogadores-chave, convites para jantares e ementas de eventos comemorativos, mais troféus e cartazes que precedem Silverstone como um circuito.

No andar de baixo, depois do visitante ter navegado em exposições práticas incluindo uma réplica do automóvel do Grande Prémio ERA e uma recriação do famoso “pub” da aldeia que acolheu pessoas como Graham Hill e James Hunt, as coisas estão ainda mais adiantadas.