Sorte grande é encontrar um Isotta Fraschini com 93 anos e zero quilómetros

16/05/2017

A Isotta Fraschini é uma daquelas marcas antigas que nos deixa de orelha arrebitada cada vez que aparecem notícias sobre um dos seus automóveis. A marca ainda existe e produz motores marinhos, como parte do grupo de construção naval Ficantieri, mas deixou de produzir automóveis em 1949. É um caso raro de uma marca que pouco fez depois da Segunda Guerra Mundial, mas que ainda é famosa.

Por isso, descobrir um Isotta Fraschini em bom estado, num armazém, é motivo de notícia. Um especialista americano em clássicos ouviu rumores sobre a sua existência e foi a Itália analisá-lo, comprovar a sua identidade e, no fim, levá-lo de volta para uma nova casa.

A Nostalgic Motors vendeu-o por mais de 400 mil dólares, o que não é muito para um exemplar construído em 1924 e que tem praticamente zero quilómetros. É que, apesar de ter sido encomendado e preparado num carroçador com equipamento muito exclusivo, este Isotta Fraschini Tipo 8A, um descapotável tipo Landaulet, nunca foi entregue ao seu dono e foi depois escondido durante nove décadas.

O Tipo 8A era um automóvel grande para um público muito exclusivo, amante do luxo. Este exemplar foi construído no chassis de maiores dimensões, com distância entre eixos de 3.400 mm, mas apesar disso foi-lhe a versão menos potente do motor de oito cilindros em linha 7.400 cc, com apenas 115 cv. Tem uma caixa manual de três velocidades e atinge os 150 km/h.

O seu dono mandou cromar muitas peças decorativas em níquel, enquanto outras foram construídas nas madeiras de melhor qualidade. Além de luxo, o dono também devia ser impaciente, pois mandou instalar comandos para serem lidos pelo condutor, em que carregaria em botões para dizer a este quando queria mudar de direcção, ir para casa, ou andar mais depressa ou mais devagar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.